Publicado em 10/06/2025
Com espírito de inclusão, superação e representatividade, o Acre sediou no sábado e domingo, 6 e 7, o Campeonato Regional Norte de Bocha Paralímpica 2025. O evento foi realizado no ginásio poliesportivo do Serviço Social do Comércio (Sesc) Bosque, em Rio Branco, e reuniu 40 atletas cadeirantes do próprio Acre e de Rondônia, Pará, Roraima e Amapá. A competição é uma etapa classificatória para o Campeonato Brasileiro de Bocha, que será realizado em São Paulo (SP).
Promovido pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), o campeonato contou com o apoio da Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (Seel), que prestou suporte logístico e estrutural aos participantes e delegações visitantes, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento do esporte paralímpico, garantindo acessibilidade, apoio técnico e estrutura, para que mais atletas possam representar o estado no cenário nacional e internacional.
Para o titular da Seel, Ney Amorim, abrigar a competição é motivo de orgulho para o estado. “Foi muito bacana o Acre ter sediado esse ciclo tão importante do esporte paralímpico. A Secretaria de Esporte deu total apoio a todos os atletas que vieram competir aqui. Ainda estamos cuidando da logística do retorno deles, mas o evento foi um sucesso”, destacou.
Os atletas acreanos fizeram bonito na disputa e conquistaram duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. Segundo Ney Amorim, o desempenho da equipe local chamou a atenção dos olheiros da seleção brasileira. “Temos atletas muito bem posicionados, que estão no radar da seleção. Isso mostra o potencial e a força do nosso esporte paralímpico”, comemorou.
Entre as histórias que marcaram a competição, está a de Emilson Farias, atleta da classe BC3, que superou desafios pessoais para estar presente. O desportista relatou que não se sentia preparado para competir, pois vinha de um período de recuperação de uma úlcera de compressão. Mesmo assim, decidiu “com fé e gratidão” participar.
“Agradeço primeiramente a Deus, segundo à equipe de enfermagem da unidade Ruy Lino, terceiro à minha equipe de treinadores da APA [?] e à Ufac [Universidade Federal do Acre], por nos conceder o espaço pra treinar. Não posso deixar de agradecer também ao nosso secretário de Esporte, Ney Amorim, que proporcionou toda a logística para os atletas dos outros estados poderem participar e abrilhantarem mais um campeonato na regional Norte”, afirmou o atleta.
[Agência de Notícias do Acre]