23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Acre registra redução de feminicídios após reativação da Secretaria da Mulher

Publicado em 12/06/2025

A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), reimplantada pelo governo estadual em 1º de março de 2023, apresentou resultados positivos no combate à violência contra a mulher. De acordo com o Mapa da Segurança Pública, divulgado pelo governo federal nesta quarta-feira, 11, o estado destaca-se entre os que registraram redução, com a marca de diminuição de 20% nos casos de feminicídio entre 2023 e 2024.

O governador do Acre, Gladson Camelí, comentou os dados positivos: “Tenho dito que 2025 é o ano do executar, e que é dever do Poder Público zerar o índice de feminicídio no nosso estado. Juntos, Estado e população, trabalhamos para que esse crime hediondo fique no passado, garantindo segurança e respeito às nossas mulheres”.

O levantamento também aponta que, no período entre 2018 e 2024, a queda foi de 37,2%. O declínio dos índices ocorre após a retomada de ações voltadas à prevenção da violência, promoção da igualdade de gênero e enfrentamento do feminicídio.

O feminicídio, de acordo com o Código Penal brasileiro, “é o assassinato de uma mulher cometido por razões da condição do sexo feminino”. Esse crime é marcado por razões sexistas, com agressões no âmbito familiar, misoginia e ciúmes, entre outros. O feminicídio é visto como uma manifestação extrema de violência dirigida contra a mulher.

Desde a reativação, a Semulher tem desenvolvido políticas públicas de enfrentamento a todos os tipos de violência contra a mulher, com foco na prevenção ao feminicídio e a atuação com atendimentos à população feminina de todo o Acre. Os serviços vão desde a conscientização, o acolhimento e suporte psicológico, jurídico e de assistência social, até as políticas públicas específicas, para meninas e mulheres negras, LBT+, indígenas, de zona rural, ribeirinhas e empreendedoras, entre outras.

Com foco na proteção e valorização das mulheres, a pasta atua de forma contínua, ou seja, os programas e projetos instituídos são desenvolvidos periodicamente. Além disso, durante o ano também são realizadas ações pontuais, de intensificação dos serviços, como o Bloco do Respeito no Carnaval, o Mês da Mulher, a Quinzena da Mulher Negra, o Agosto Lilás, o estande presente na Expoacre e os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, eventos que alcançam uma grande quantidade de pessoas e causam um impacto na sociedade quanto à necessidade urgente de preservar os direitos das mulheres.

“Apesar de ainda ter muito a se fazer quando se fala de combate à violência contra a mulher no estado, nós temos, a cada dia, caminhado para mais perto da realidade que desejamos, em que as taxas do feminicídio sejam zeradas. Os números mostram que o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres tem efeito direto na proteção de vidas. Continuaremos firmes para que esse crime deixe de existir”, destacou a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa.

 

Serviço – canais para denunciar

– Central de Atendimento à Mulher – 180

– Polícia Militar – 190

– Delegacias especializadas no atendimento de crianças ou de mulheres ou qualquer unidade da Polícia Civil

A Semulher também recebe denúncias de violações de direitos da mulher no Acre e possui um número institucional com atendimento em regime de plantão, das 8h às 20h, de segunda a segunda, sob o número: (68) 99930-0420. Endereço: Travessa João XXIII, 1137, Village Wilde Maciel.

Centro Especializado de Atendimento à Mulher do Juruá – (68) 99947 9670

Centro Especializado de Atendimento à Mulher do Alto Acre – (68) 99930 0383

Centro Especializado de Atendimento à Mulher do Purus – (68) 99913 61100

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre e Prefeitura de Rio Branco firmam parceria para reforçar ações de reflorestamento e preservação ambiental

Raimundo Souza

Novo decreto reformula cronograma de isenção da carteira de identidade nacional no Acre

Marcio Nunes

Acre é o estado com maior variação no setor de serviços em outubro, aponta IBGE

Kevin Souza

Saneacre destaca estratégias do Acre para reduzir impactos de extremos climáticos no setor de saneamento

Marcio Nunes

Petecão propõe escritório da ANM no Acre e agilidade nas licenças para exploração mineral

Jamile Romano

Defensoria Pública do Acre alerta sobre golpes de cobranças por serviços jurídicos

Jamile Romano