25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre reforça parceria para combater crimes transnacionais na fronteira

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp/AC), por meio do Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), da Polícia Militar do Acre (PMAC) e da Polícia Civil do Estado (PCAC), participou de uma reunião com representantes policiais do Departamento de Pando, na Bolívia, nesta segunda-feira, 2, com objetivo de estabelecer novos alinhamentos para o combate aos crimes transnacionais.

Por parte do Gefron, participou o seu coordenador, Assis dos Santos, e o capitão Edson Queiroz. O encontro também contou com a presença do diretor operacional da PMAC, coronel Kleison Albuquerque; do comandante do 5° Batalhão de Polícia Militar, capitão Tales Rafael; do delegado-geral da PCAC, Henrique Maciel; e do comandante da Polícia Nacional no Departamento de Pando, coronel David Ruiz Arana, que liderou as discussões.

Assis dos Santos afirmou a importância da reunião: “A integração e cooperação internacional, por meio de representantes locais das polícias brasileiras e bolivianas, possibilita a troca de informações sobre a produção de conhecimentos sobre a segurança pública na região de fronteira entre os dois países, com isso temos as condições favoráveis para planejar ações de combate ao tráfico de drogas e a proteção das pessoas que vivem na região de fronteira”.

Entre os principais pontos abordados, está a intensificação de operações integradas, o fortalecimento dos canais de comunicação e a implementação de estratégias conjuntas para desarticular redes criminosas.

O coronel Ruiz Arana reafirmou o compromisso da Bolívia em trabalhar lado a lado com as forças de segurança brasileiras. “Reconhecemos que essa união de esforços é essencial para o enfrentamento aos desafios comuns de segurança pública”, destacou.

As lideranças presentes classificaram a reunião como um marco na consolidação da parceria entre Brasil e Bolívia, ressaltando o empenho em garantir a tranquilidade das comunidades fronteiriças e oferecer uma resposta rápida às ameaças representadas pelos crimes transnacionais.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Quinta-feira (8) será ensolarada e quente no Acre, prevê Censipam

Jamile Romano

Para fortalecer a economia, emprego e renda, governo reabre Refis

Jamile Romano

Adolescentes do programa Defensores do Futuro realizam visita à Defensoria Pública do Acre e celebram encerramento das atividades

Marcio Nunes

Ufac oferece 2,3 mil vagas em graduações via edição única do Sisu 2024

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco deve publicar edital de nova licitação do transporte até o fim do ano, diz Casa Civil

Narciso Mendes

2º Festival de Teatro OBA leva arte gratuita e acessível para o público em Rio Branco

Marcio Nunes