23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Acre recebe recurso para realizar testes rápidos de gravidez nas unidades de saúde

Publicado em 13/11/2024

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde Acre (Sesacre), recebeu do Ministério da Saúde (MS) um aporte de R$ 35 mil para a compra de testes rápidos de gravidez (TRG). O objetivo é fortalecer a atenção primária à saúde em todas as regiões do estado, inclusive nas mais remotas, e garantir o acesso ao diagnóstico de gravidez às mulheres acreanas.

O MS anunciou um total de R$ 6,3 milhões para aquisição dos kits de TRG em todo o país, beneficiando os 5.570 municípios e o Distrito Federal. Com o financiamento, municípios e estados terão um recurso adicional para disponibilizar esses testes essenciais nas unidades de saúde.

De acordo com Renata Reis, coordenadora-geral de Atenção à Saúde das Mulheres, do Ministério da Saúde, “o teste rápido de gravidez é necessário para que as pessoas tenham acesso a diversos serviços no Sistema Único de Saúde [SUS], como a inserção do DIU de cobre, além de permitir o início precoce do acompanhamento pré-natal”.

Além de contribuir para a saúde da mulher e o planejamento familiar, o programa também visa à inclusão das comunidades indígenas pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). O cálculo do valor destinado a cada município foi realizado com base na estimativa de gestantes e no valor unitário dos testes.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Boletim enchentes – 24 de março

Jamile Romano

Deracre executa obra que vai desafogar o trânsito pesado da capital

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco segue na disputa pela manutenção do selo UNICEF para a juventude

Marcio Nunes

Reformas nas unidades do Idaf garantem melhor infraestrutura e atendimento ao Agronegócio no Acre

Raimundo Souza

Iapen expõe instrumentos musicais fabricados por apenados na ExpoAcre Juruá

Marcio Nunes

Eduardo Veloso enaltece gestão de Bocalom no pagamento do piso salarial para os profissionais da saúde

Marcio Nunes