24.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 19 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Acre recebe 3.800 doses do imunizante contra bronquiolite e inicia vacinação de gestantes

Publicado em 04/12/2025

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), anunciou nesta quinta-feira, 4, a chegada de um lote inicial de 3.800 doses da vacina contra a bronquiolite, destinada a gestantes. O evento marca o início de uma nova e importante estratégia de saúde pública para proteger bebês contra as formas graves da doença causada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

A imunização de mulheres grávidas é o método mais eficaz para transferir anticorpos protetores diretamente para o feto, garantindo que o recém-nascido desfrute de imunidade passiva durante os primeiros meses de vida, justamente o período de maior vulnerabilidade a complicações respiratórias.

A Coordenadora do PNI no Acre, Renata Quiles, destacou a prontidão do estado em iniciar a distribuição e a aplicação das doses, mencionando a estratégia de proteção do Ministério da Saúde. “O estado do Acre recebeu doses que já estão em distribuição aos municípios. Essa vacina veio especificamente para gestantes a partir da 28ª semana de gestação até o dia do parto. Priorizando essas mulheres para a vacina, as que estão mais próximas do período do parto. Mas a partir da 28ª semana você já pode procurar a vacinação”, destacou.

A bronquiolite, causada principalmente pelo VSR, é a maior causa de internação hospitalar por infecções respiratórias em crianças menores de um ano no Brasil. Com esta medida, a Sesacre busca reduzir as taxas de hospitalização e óbitos infantis relacionados à doença no Acre.

Renata Quiles ainda detalhou que a partir do próximo ano o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a ofertar a imonuglobulina para os prematuros. “Nós estamos esperando a partir de fevereiro de 2026 a palivizumabe com imunoglobulina também contra o vírus sincicial, e essa é para o bebê prematuro. Então, se o seu bebê por algum motivo nasceu antes do período gestacional adequado, a imunoglobulina vem para prevenir que ele desenvolva infecções graves por conta do vírus sincicial respiratório”, afirmou.

Samira Parente, grávida de 32 semanas do Túlio, foi a primeira gestante a ser imunizada no Acre e expressou sua satisfação em garantir a proteção de seu filho ainda no útero. “Como foi recomendação médica desde o início, quando a gente começa com as carteiras de vacinação, ele havia comentado sobre a vacina. Eu sabia que tinha somente no particular, mas que tinha previsão de chegar agora em dezembro no SUS. E aí, quando eu fui na consulta pré-natal na semana passada, ele comentou e eu vim”, explicou.

[Agência de Notícias]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Educação de Jovens e Adultos muda a vida e a história de estudantes acreanos

Marcio Nunes

Governo vai realizar Arraial Cultural na Gameleira, de 16 a 21 de julho

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco promove Ação Rota do Bem com saúde e beleza para mulheres em vulnerabilidade social

Raimundo Souza

Sesacre implementa licença sanitária digital para simplificar processos

Jamile Romano

Orgulho Acreano: Gladson Cameli Celebra Título Inédito de Ramon Dino no Mr. Olympia 2025

Raimundo Souza

Ação social celebra os três anos do programa Rhuamm com serviços gratuitos para a comunidade de Rio Branco

Marcio Nunes