O Acre recebeu, nesta segunda-feira (7), o reforço de 28 médicos por meio do Programa Mais Médicos, iniciativa do governo federal voltada ao fortalecimento da atenção primária em saúde, especialmente em regiões com maior vulnerabilidade social.
Os profissionais foram distribuídos entre unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e diminuir o tempo de espera por atendimento.
Do total, oito médicos atuarão diretamente com populações indígenas , dois foram destinados ao DSEI Alto Juruá e seis ao DSEI Alto Rio Purus, áreas de difícil acesso e com alta demanda por assistência médica. Os demais foram alocados em municípios do interior e da capital para reforçar os atendimentos nas zonas urbanas e rurais.
Essa ação integra uma nova etapa do Mais Médicos, que convocou 3.173 profissionais para atuarem em 1.618 municípios e 26 distritos indígenas em todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, esta edição teve número recorde de inscrições, com mais de 45 mil candidatos.
Os médicos com formação no Brasil e registro nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) já começaram a se apresentar nas localidades de atuação. Já os formados no exterior iniciarão, em 4 de agosto, o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), focado em capacitação para atendimentos de urgência, emergência e nas especificidades regionais do SUS.

