26.3 C
Rio Branco
terça-feira, 20 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre realiza 1ª Oficina de Microplanejamento do Programa Brasil Saudável e reforça compromisso com a eliminação de doenças de determinação social

Atualizada em 20/05/2025 16:28

A capital Rio Branco sedia, entre os dias 19 e 22 de maio, a primeira Oficina de Microplanejamento do Programa Brasil Saudável, uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa eliminar doenças de determinação social, aquelas diretamente relacionadas a desigualdades de acesso, condições precárias de moradia, saneamento, educação e saúde. O evento ocorre no auditório da Livraria Paim, no centro de Rio Branco, reunindo representantes de órgãos públicos, lideranças indígenas, movimentos sociais e autoridades em saúde pública.

O encontro integra uma estratégia nacional intersetorial e interministerial para enfrentar 11 doenças que ainda representam graves problemas de saúde pública no país, como tuberculose, hanseníase, sífilis, malária, tracoma, esquistossomose, oncocercose, filariose linfática, doença de Chagas, leishmaniose e hepatite viral. A proposta é unir diferentes áreas do governo e da sociedade para combater os fatores sociais e ambientais que favorecem a transmissão dessas enfermidades e dificultam o acesso a serviços e tecnologias de saúde.

Artur Kalishman, diretor substituto do Departamento de ISTs do Ministério da Saúde, destacou o caráter inclusivo e estratégico da ação. “Temos muita tecnologia de ponta, vacinas, medicamentos e estratégias eficazes, mas ainda há gente ficando para trás por falta de acesso, cidadania e enfrentamento ao preconceito. Essa política busca lidar com os determinantes sociais, promover cidadania e garantir que ninguém fique de fora do SUS e de seus benefícios”, afirmou.

Durante a oficina, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Acre (Cosems), George Eduardo, celebrou a chegada do programa ao estado. “É com grande alegria que o Acre recebe essa oficina e também a contemplação de mais 20 municípios com essa iniciativa. Um esforço conjunto para solucionar problemas de saúde que há tempos atingem nossa população. A expectativa é que esse programa dialogue com as reais necessidades do povo acreano”, declarou.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

MPAC apura denúncia de invasão de PMs à casa de idosa

Jamile Romano

O prefeito Tião Bocalom lamenta profundamente o falecimento do ex-governador, ex-prefeito e ex-deputado federal Flaviano Melo

Raimundo Souza

Restaurante Popular será reaberto dia 10 de fevereiro, anuncia prefeitura

Jamile Romano

Governo do Acre já executou mais de R$ 2 bilhões em obras e projetos com recursos do Novo PAC

Jamile Romano

Saerb anuncia redução no abastecimento da ETA II para manutenção de equipamento

Marcio Nunes

Boletim da seca – nível dos rios, qualidade do ar e previsão do tempo – 12 de setembro

Jamile Romano