22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Acre reafirma protagonismo no REDD+ Jurisdicional em painel da COP30

Publicado em 21/11/2025

O Estado do Acre reforçou seu papel de referência internacional em políticas climáticas durante o painel “REDD+ Jurisdicional como estrutura transversal: aprofundando o jurisdicional para além do carbono e integrando a governança das políticas públicas”, realizado nesta quinta-feira, 20, no Pavilhão Pará da Green Zone da COP30, em Belém (PA).

Representado pelo procurador do Meio Ambiente do Estado, Rodrigo das Neves, o governo acreano apresentou os resultados de 15 anos de implementação contínua do REDD+ Jurisdicional, consolidando a experiência do Acre como modelo para outros estados amazônicos.

Durante sua apresentação, o procurador destacou a estrutura do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa), que organiza há mais de uma década a política estadual de mudanças climáticas. Criado em 2010, o Sisa vem integrando serviços ambientais, conservação florestal, inclusão produtiva e governança participativa, tornando o Acre pioneiro no desenvolvimento e execução do REDD+ em escala jurisdicional.

No painel, foram apresentados os avanços relacionados à relação entre o REDD+ Jurisdicional, as salvaguardas socioambientais e o mecanismo de repartição de benefícios, elementos que fortalecem a credibilidade e a transparência do sistema. O modelo acreano tem sido reconhecido por priorizar a participação de povos indígenas, extrativistas, ribeirinhos e agricultores familiares ao longo de sua implementação.

O debate contou com a presença de especialistas e representantes de instituições nacionais e internacionais, como a diretora do Departamento de Instrumentos de Mercado e REDD+ do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Beatriz Soares; a pesquisadora do Woodwell Climate Research Institute, Frances Seymour; a representante da Secretaria de Meio Ambiente do Pará, Renata Nobre; e, como moderadora, a diretora de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Gabriela Savian.

Rodrigo das Neves enfatizou o papel da COP30 como marco decisivo na consolidação de políticas climáticas: “A COP30 vem sendo chamada de ‘COP da implementação’. O Acre é pioneiro em políticas públicas de mudança climática e busca aqui acessar mecanismos de financiamento para dar escala a essas iniciativas. O Acre executa o que o mundo almeja”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Deracre executa mais de R$ 27 milhões em melhorias de ramais no Acre

Marcio Nunes

Vice-governadora Mailza entrega reforma da unidade de Dermatologia na Fundação Hospitalar Flaviano Melo

Marcio Nunes

Nota oficial do governo do Estado do Acre sobre manifestação

Jamile Romano

Secretaria da Mulher promove formação para profissionais da rede de atendimento às mulheres e lançamento do fluxograma dos 22 municípios

Marcio Nunes

Em Rio Branco, Unidades de Saúde funcionam em horário especial no feriadão de Semana Santa e Tiradentes

Jamile Romano

Estande do Meio Ambiente é destaque na Expoacre com ações educativas, atendimento ao produtor rural e promoção de políticas ambientais

Raimundo Souza