24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre participa de debate promovido pela Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas

Atualizada em 11/12/2023 16:13

O presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais do Acre (IMC), Leonardo Carvalho, encerrou sua participação na COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes, no final da tarde deste domingo, 10, no painel sobre os avanços dos financiamentos climáticos jurisdicionais para conservação florestal, promovido pela Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas (GCF TF).

Carvalho foi convidado a compor a mesa para falar das experiências do Acre no recebimento por pagamento por resultados fruto da cooperação firmada entre o Acre e a Alemanha, em 2012, para implementação do programa jurisdicional em REDD+, o REM Acre.

Em sua fala, destacou os desafios enfrentados pelo Estado na execução e o processo de atualização do sistema de salvaguardas para colocar no mercado internacional créditos de carbono com alta integridade.

“Em 2010, criamos o Sistema de Incentivos por Serviços Ambientais, e fomos o primeiro estado a receber pagamentos por resultados de REDD+ (do Programa REDD Early Movers/REM). A gente sempre diz que consertamos o avião voando. Pra gente é uma grande responsabilidade manter essa posição de pioneiros e também uma oportunidade, porque conseguimos executar efetivamente essa políticas, ao passo que vamos nos adaptando às novas realidades. Estamos vencendo alguns desafios para atualização desse sistema e acesso a outras modalidades de financiamentos climáticos”, relatou o gestor.

Participaram do debate o diretor de Soluções Climáticas Naturais e Bioenergia para a Mercuria no Brasil, Celso Fiori; a secretária de Desenvolvimento de Quintana Roo – México, Josefina Huguette Hernandez Gomez; o secretário de Desenvolvimento de Roraima, Glicério Pereira; e o gerente de Mercados de Carbono Florestal da Tribo Yurok (EUA), Javier Kinney.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Empresa é autuada por afixar cartazes em muros e postes causando poluição visual

Marcio Nunes

Governo do Acre e Fórum de Inovação estimam consumo de até R$ 30 milhões pelos foliões no Carnaval da Família

Raimundo Souza

Corpo de Bombeiros presta assistência às vítimas da cheia em Brasileia e Epitaciolândia, Rio Acre segue vazando na região

Jamile Romano

Grave: A qualidade do ar em Rio Branco está na segunda posição na Amazônia nesta segunda-feira (2).

Raimundo Souza

Ministério da Saúde reajusta bolsa do Mais Médicos em 8,4%

Marcio Nunes

Alunos da rede estadual se destacam em premiações do Ministério Público do Trabalho

Raimundo Souza