24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre participa de curso que debate proteção integrada de fronteiras

O Curso de Coordenação e Planejamento Interagências (CCOPI) 2025 encerrou nesta sexta-feira, 30, em Brasília, e contou com a participação de representantes das forças de segurança do estado do Acre. O objetivo da capacitação é desenvolver competências dos integrantes dos órgãos e agências participantes do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF).

“É importantíssimo que tenhamos representantes do Acre nesta formação para que possamos atuar de maneira ainda mais eficaz em nossas fronteiras, visto que estamos em uma localização terrestre que requer ainda mais atenção nas fiscalizações”, destacou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia.

O curso contou com uma carga horária de 128 horas e reuniu cerca de 50 alunos, entre militares das forças armadas, policiais militares e civis, representando 10 estados brasileiros. O Acre estava representado pelo delegado de Polícia Civil Rêmulo Diniz e pelo coordenador do Grupo Especial de Operação em Fronteira (Gefron), Assis dos Santos. “A participação da equipe do Gefron na 5ª edição do CCOPI/2025 faz parte do plano estratégico da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que visa ampliar a capacidade de realização de operações interagências, fortalecendo a atuação do governo do Estado nas ações de combate aos crimes transfronteiriços”, afirmou o coordenador do Gefron.

A turma também contou com participantes da Colômbia, Equador, Estados Unidos, Paraguai e Peru. Durante o encerramento do curso, também foi realizada a assinatura do Plano de Trabalho n° 01/2025, que é uma parceria entre Escola Superior de Defesa (ESD) e Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR).

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ônibus Lilás leva atendimento para a Feirinha das Empreendedoras, em frente ao Palácio Rio Branco

Marcio Nunes

Acre inicia estratégia para vacinar jovens de 15 a 19 anos contra o HPV e quer imunizar 31,2 mil jovens

Marcio Nunes

Ufac ajusta novamente o cronograma do Sisu 2025; prazos para resultado e matrícula são adiados

Jamile Romano

Idaf realiza ações de controle de focos de raiva dos herbívoros no Acre

Marcio Nunes

Bebê José Pedro, que voltou a ter sinais vitais após ser dado como morto, falece na UTI de hospital

Raimundo Souza

Governo do Acre e TRE promovem ação especial para emissão da Carteira de Identificação Nacional para pessoas com TEA

Jamile Romano