27.6 C
Rio Branco
domingo, 12 de abril de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Acre ocupa o 3º lugar em ranking de menor tempo de abertura de empresas no país

Publicado em 07/06/2024

O prazo médio para abertura de empresas no Acre atualmente é de 8,1h, é o que aponta o último Painel Mapa de Empresas, divulgado pelo Governo Federal nesta quinta-feira (6). O Acre alcançou a terceira posição entre os 27 estados do país, resultado de uma parceria entre Sebrae, Junta Comercial do Estado (JUCEAC) e as 22 Prefeituras Municipais.

A melhoria demonstra o fortalecimento do cumprimento à Lei Complementar nº 123 de 2006, para simplificação dos processos de abertura e regularização das Micro e Pequenas Empresas. Os dados do último relatório, divulgado em maio, apontavam um tempo médio de 16h, o que representa uma redução de cerca de 8 horas.

“O resultado demonstra que o Sebrae e seus parceiros vêm atuando para garantir um processo simplificado e cada vez mais ágil para facilitar a vida do micro e pequeno empreendedor do Acre. Quero destacar os esforços de todos os técnicos envolvidos para o alcance deste importante indicador”,
declarou o diretor-superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira.

Essa redução no tempo de abertura, aliada à simplificação de processos, impacta no crescimento do número de empresas. Atualmente, contabiliza-se mais de 43 mil negócios no estado do Acre.

A presidente da JUCEAC, Nayara Honorato, destacou a satisfação com o resultado alcançado. “Nosso esforço para tornar o ambiente de negócios no Acre mais eficiente e atrativo é contínuo. A JUCEAC, em parceria com o Sebrae, prefeituras e outras instituições, tem trabalhado arduamente na modernização dos sistemas e na desburocratização dos processos. Acreditamos que cada empresa que abrimos com mais rapidez é emprego que é gerado na ponta e o resultado disso é o desenvolvimento da economia do
nosso estado”, disse.

RedeSim
A Redesim é uma rede de sistemas informatizados necessários para registrar e legalizar empresas e negócios, que tem o objetivo de padronizar os procedimentos, aumentar a transparência e a redução dos custos, e dos prazos de abertura de empresas. Todo esse processo informatizado, linear e único é
composto pelos sistemas das instituições que dele participam com comunicação automática.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Presidente da Aleac Nicolau Júnior destaca transparência e parceria entre os Poderes

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco prepara Semana da Amazônia com formação e educação ambiental

Marcio Nunes

Fecomércio-AC alerta empresários quanto aos novos procedimentos do FGTS Digital

Jamile Romano

Acre registra queda no número de beneficiários de planos de saúde e odontológicos em 2025

Kevin Souza

Mailza Lidera Transformação na SEASDH com Avanços Marcantes nas Políticas Sociais do Acre

Marcio Nunes

Governadora em exercício recebe empresa que apresenta propostas na área de tecnologia e segurança

Jamile Romano