24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre lança programa Mentes Azuis e fortalece inclusão e apoio às crianças autistas

Atualizada em 02/04/2025 17:14

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta quarta-feira, 2 de abril, o governo do Acre reafirma seu compromisso com a inclusão e o apoio às crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e suas famílias.

Uma das principais iniciativas é o programa Mentes Azuis, lançado em 2024 pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), que oferece bolsas de pesquisa científica para mães atípicas, aquelas que têm filhos com autismo, visando promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida dessas famílias.

Programa Mentes Azuis beneficia famílias de pessoas autistas. Foto: Sérgio Vale/Aleac

Mentes Azuis não apenas proporciona suporte financeiro, mas também busca capacitar as mães para atuarem como pesquisadoras auxiliares em estudos relacionados ao autismo, permitindo que expressem suas dificuldades e necessidades diretamente aos líderes políticos e comunitários. Além disso, o programa incentiva o empreendedorismo, orientando as participantes no desenvolvimento de pequenos negócios para alcançar independência financeira.

Reunião teve objetivo de apresentar projeto ao MPAC e ouvir procuradores e promotores. Foto: Deyvisson Gomes/MP

Em outubro de 2024, o presidente da Fapac, Moises Diniz, destacou a importância de ouvir instituições que atuam na causa autista para aprimorar a implementação do programa. Em reunião com o Grupo de Trabalho na Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (GT-TEA) do Ministério Público do Acre (MPAC), Diniz ressaltou que o objetivo é proporcionar recursos adicionais para as mães, muitas das quais dependem apenas do Bolsa Família para sobreviver.

A coordenadora do Mentes Azuis, Zenilda Leão, destacou que o programa trabalha em três pilares fundamentais: pesquisa, empreendedorismo e capacitação, garantindo que as mães estejam preparadas para lidar com os desafios diários do autismo.

Zenilda também enfatizou que o Mentes Azuis busca criar uma rede de apoio entre as participantes, promovendo não apenas o aprendizado, mas também o acolhimento. Segundo ela, o conhecimento compartilhado no programa permitirá que essas mães se tornem agentes de transformação em suas comunidades. “Estamos formando um grupo de mulheres que se ajudam mutuamente e que terão um impacto direto na inclusão e no respeito às pessoas com TEA. Cada passo dado aqui é um avanço para uma sociedade mais justa e preparada para acolher as diferenças”, afirmou.

No Atendimento Educacional Especializado, alunos trabalham memória e manutenção do foco. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Além do Mentes Azuis, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), trabalha na inclusão e socialização dos alunos com TEA. No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a SEE destacou a importância de promover a compreensão sobre o transtorno e combater o preconceito e a discriminação nas escolas do estado.

Espaço Cultural da Calma reforça compromisso de priorizar bem-estar das crianças e buscar meios para ajudar as que necessitam de cuidados e atenção diferenciados. Foto: Diego Gurgel/Secom

A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, serve como um lembrete da necessidade contínua de conscientização e apoio às pessoas com autismo. O governo do Acre reafirma seu compromisso em melhorar os atendimentos e promover políticas públicas que atendam às necessidades relacionadas ao TEA, sempre aberto ao diálogo com instituições e comunidades envolvidas.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Uraps em Rio Branco realizam vacinação contra gripe em crianças de 6 meses a menores de cinco anos

Jamile Romano

Espaço do Agronegócio é um dos destaques do Sebrae para a Expoacre Juruá

Marcio Nunes

Governo divulga programação cultural do Carnaval da Família, em Rio Branco

Jamile Romano

Mailza Assis recebe doação de brinquedos do Consulado do Peru em Rio Branco

Marcio Nunes

MPAC divulga edital para processo seletivo de estagiários

Marcio Nunes

Procuradoria-Geral inicia campanha para regularizar débitos de IPVA vencidos em 2020

Marcio Nunes