23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Acre integra debate global sobre energias limpas e economia verde, no Piauí

Publicado em 05/06/2025

Em decorrência da crescente urgência climática, a transição para fontes de energia limpas e sustentáveis tem sido um desafio global. Nesse cenário, a importância socioeconômica e sustentável das energias renováveis entrou em debate durante o evento Brazil Energy Conference 2025, sediado no Piauí. O evento teve início nesta quarta-feira, 4, e se estende até sábado, 7.

O Estado do Acre está presente na discussão, por meio das secretarias da Fazenda (Sefaz), de Planejamento (Seplan) e de Obras Públicas (Seop), além da Agência Reguladora dos Serviços Públicos (Ageac).

A intenção é, sobretudo, posicionar o país na vanguarda da adoção de tecnologias limpas, fomentando o debate e a troca de experiências para uma transição energética justa e eficiente, por meio de energias renováveis, economia verde, atração de investimentos estratégicos e pesquisas.

Para isso, pretende-se despertar nos estados iniciativas no âmbito da transição energética como vetor de oportunidade de desenvolvimento econômico, por meio de gerações inovadoras de energia, sistemas híbridos, de armazenamento, sistema termossolar e de concentração solar.

“Nossa participação na conferência vem fortalecer o trabalho a ser desenvolvido pelo Grupo de Trabalho criado no estado do Acre com o propósito principal de diagnosticar, avaliar e propor medidas e políticas internas para efetivar a transição energética nos órgãos e entidades da administração pública estadual”, disse a secretária adjunta de Planejamento, Kelly Lacerda.

De acordo com um dos representantes do Acre no evento, Adriano Magalhães, que é diretor de Governança e Gestão Estratégica da Sefaz e auditor fiscal da Receita Estadual, o Acre segue na missão de fomentar o desenvolvimento econômico sem prejuízos à proteção ao meio ambiente e com foco na melhoria da qualidade de vida da população.

“A transição energética é algo inevitável no Brasil e no mundo, não tem como não acontecer. E o Piauí está na vanguarda aqui dos estados da região nordeste, com cerca de 99% da sua energia sendo a energia limpa. Então, nós estamos aqui para buscar soluções para providenciar políticas públicas para o estado do Acre, no sentido de alavancar o nosso potencial de energias renováveis e limpas”, disse.

A Brazil Energy Conference 2025 oferece uma programação diversificada que inclui painéis, laboratórios, oficinas e exposições. O evento foi concebido para propor soluções concretas para os desafios da transição energética global, posicionando-se como um marco no debate sobre o futuro da energia tanto no Brasil quanto no resto do mundo.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Candidato do MDB Marcus Alexandre cumpre agenda hoje no bairro Oscar Passos e Centro da cidade; confira

Marcio Nunes

Rádio Aldeia FM de Brasileia ganhará nova sede na parte alta da cidade em setembro

Raimundo Souza

(SEMSA)RIO BRANCO: Estamos preparados para cuidar da nossa gente e reforça cuidados com pets

Raimundo Souza

Bocalom comenta possibilidade de disputar o Governo do Acre em 2026

Kevin Souza

Governo do Acre lança campanha de arrecadação para ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Jamile Romano

Deracre abre licitação para construção da 6ª ponte sobre o Rio Acre em Rio Branco

Marcio Nunes