24.3 C
Rio Branco
terça-feira, 6 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre ganha reforço da Força Nacional para ‘Enem dos Concursos’

Atualizada em 22/04/2024 15:43

Um dos eventos mais esperados em todo o país é a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que ficou conhecido como “Enem dos Concursos”. Um levantamento do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgado no final de fevereiro mostrou que o Acre teve 17.756 inscritos.

Para manter a segurança e a ordem durante a aplicação das provas, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, publicou a Portaria nº 661, que autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao MGI, nos eventos relacionados à segurança do Concurso Público Nacional Unificado, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. O documento foi publicado nesta segunda-feira, 22, no Diário Oficial da União (DOU).

A atuação da Força Nacional também deve prevalecer nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado, no período de 3 a 6 de maio.

“A operação terá o apoio logístico do ente apoiado, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública. O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O emprego da Força Nacional de Segurança Pública de que trata a portaria será efetuado em articulação com os órgãos de segurança pública do Estado do Acre, sob coordenação da Polícia Federal”, destaca a portaria.

Em todo o país, são 2,6 milhões de inscritos para o concurso unificado. Dos participantes do Acre, 2,84% têm acima de 18 anos. A divulgação dos cartões de inscrição vai ser realizada a partir de quinta-feira, 25, e a aplicação da prova está marcada para domingo, 5 de maio. A divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas deve ser publicada no dia 7 de maio. Já as notas finais devem ser divulgadas no dia 21 de junho. A convocação deve ocorrer a partir de 5 de agosto.

O secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, Américo Gaia, destacou que eventos de grande proporção sempre são considerados pela pasta como prioridades nesse reforço.  “Ficam sob a governança da coordenação da Polícia Federal, porque são eventos de cunho federal, mas a Segurança Pública estadual, como bombeiros e polícias militar e civil, estarão sim oferecendo apoio. Ajudam no que diz respeito à segurança das adjacências do evento, porque há uma aglomeração muito grande de pessoas, e a Força Nacional vem também para colaborar no sentido de otimizar os recursos humanos locais, para manter a tranquilidade antes, durante e depois do evento, na dispersão das pessoas”, garante.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Sala de situação da Segurança Pública do Acre monitora realização do Concurso Nacional Unificado no estado

Raimundo Souza

Mãe de criança atropelada por ônibus escolar deve receber R$ 200 mil de indenização

Jamile Romano

Bocalom visita Ricco Transportes e empresa apresenta 20 novos veículos

Marcio Nunes

Mailza Assis continua agenda de visita às secretarias visando alinhar estratégias para agilizar ações do governo

Marcio Nunes

Governo emite Nota pública sobre suspensão de visitas ao Museu do Palácio Rio Branco

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco inicia preparativos para a tradicional Feira do Peixe em abril

Jamile Romano