24.3 C
Rio Branco
terça-feira, 6 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre fecha março com saldo positivo na geração de emprego e soma mais de 4,8 mil novas vagas nos últimos doze meses

Atualizada em 06/05/2025 17:33

A geração de empregos no Acre permaneceu com saldo positivo em março, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados na última quarta-feira, 30 de abril. O balanço do Ministério do Trabalho e Emprego mostra, ainda, que no acumulado dos últimos 12 meses já são 4.897 novos postos criados

Somente em março foram 354 novas vagas. Nos últimos 12 meses, Rio Branco liderou a geração de empregos, com 2.861 novos postos, seguido de Cruzeiro do Sul, que gerou 736 novas vagas.

Na visão do governador Gladson Camelí, poder público e privado precisam unir esforços para que os resultados sejam sentidos na população.

“O que costumo dizer é que um setor privado forte é sinônimo de um ambiente propício para os negócios e a geração de emprego e renda, consequentemente. E quando a gente fala isso, estamos falando de criação de vagas, redução do desemprego e desenvolvimento econômico do estado”, destaca.

O titular da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, fala que todas as ações foram pensadas de maneira que o resultado seja sentido a curto, médio e longo prazo. O direcionador dessas condutas foi um plano decenal desenvolvido pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), que traçou eixos prioritários.

“O governo tem um plano, no qual olhou dez anos à frente e estabeleceu eixos de ações prioritárias, entre eles: fomento à indústria; inovação, que é um campo que estamos trabalhando para geração de emprego e renda, novas empresas, novos produtos, geração de empresas e geração de novos empregos e empreendedorismo. São eixos prioritários que estão dentro desse plano decenal que estamos desenvolvendo por meio de ações com diversas secretarias, cada uma cumprindo seu papel”, pontua.

Um guarda-chuva de medidas está sendo tomado, e abrange desde a gastronomia, serviços, pequenos negócios até a produção rural. Para que novas empresas surjam, é necessário também manter as que já existem. Para isso, Mesquita destaca o programa de incentivos fiscais destinado à indústria.

“Hoje o governo tem um programa claro de incentivos à indústria, no qual podemos fazer concessão de terrenos, e temos em torno de 95% a 85% de redução da carga tributária do ICMS. Essas propostas vêm fomentando as indústrias e gerando empregos. Lembrando também que o governador lançou o programa de compras governamentais voltado para a indústria. Aqueles produtos que o governo precisa comprar e que têm indústria local, estamos comprando direto desses locais”.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Bocalom recebe visita do secretário de Relações Federativas do Acre Fabio Ruada

Marcio Nunes

Assaltantes invadem escola e vigilante é morto durante troca de tiros em Rio Branco

Jamile Romano

Domingo de Carnaval da Família é prestigiado com tranquilidade pelas pessoas na capital

Raimundo Souza

Secretaria da Mulher lança cartilha de direitos das mulheres no mercado de trabalho 

Marcio Nunes

Com aulas suspensas por causa da fumaça, alunos da rede estadual no AC devem ter atividades complementares de forma remota

Jamile Romano

Fundhacre e OCA firmam parceria para melhoria nos atendimentos do complexo hospitalar

Marcio Nunes