35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre está entre os cinco estados com menor desigualdade de renda do Brasil, aponta IBGE

Publicado em 12/06/2025

O Acre conquistou posição de destaque no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, figurando entre as cinco unidades da federação com menor desigualdade de renda do país. Os dados, divulgados pelo Centro de Liderança Pública (CLP), têm como base indicadores do IBGE. Com Índice de Gini de 0,45, o estado superou regiões mais populosas e industrializadas, ficando atrás apenas do Paraná, Mato Grosso, Rondônia e Santa Catarina. O indicador integra o pilar de Sustentabilidade Social do levantamento, que avalia o compromisso dos governos estaduais com a redução de vulnerabilidades e a promoção da inclusão social.

Para o governador Gladson Cameli, o resultado reflete uma gestão voltada ao desenvolvimento humano e social. Nos últimos anos, o governo do Acre promoveu investimentos estratégicos em infraestrutura, como a duplicação da AC-405 e a construção de pontes em áreas-chave, além da ampliação de programas sociais, contratação de servidores públicos e entrega de títulos de propriedade urbana e rural. Tais avanços foram impulsionados pelo fortalecimento da arrecadação estadual, que ultrapassou R$ 12 bilhões entre 2019 e 2025.

Além das conquistas sociais, o estado também apresentou crescimento no setor produtivo, com destaque para o aumento das exportações e a expansão do agronegócio, especialmente nas cadeias do café, soja, cacau, mel e proteína animal. No cenário internacional, o Acre mantém protagonismo nas pautas ambientais e climáticas, liderando iniciativas voltadas à economia verde — como o programa REDD+ — e presidindo a Força-Tarefa dos Governadores para Clima e Floresta.

Segundo Cameli, o foco agora é consolidar os avanços e ampliar as políticas públicas que promovem dignidade e oportunidades para todos os acreanos.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Rio Acre ultrapassa cota de alerta em Rio Branco e governo do Estado reforça monitoramento

Raimundo Souza

MPAC divulga resultado preliminar de segunda etapa de concurso público para servidores

Jamile Romano

Volume de produtos na Casa do Artesanato Acreano é de mais de R$ 200 mil, gerando emprego e renda a 70 artesãos

Jamile Romano

Presidência da República confirma convite ao prefeito Bocalom para agenda de Lula

Kevin Souza

Procon leva atividades de educação para o consumo a escolas de Sena Madureira

Marcio Nunes

Sebrae incentiva o empreendedorismo durante Exposena 2024

Marcio Nunes