35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre e Peru ampliam cooperação na fronteira com foco em saúde, educação e proteção social

Publicado em 29/05/2025

Fortalecendo a parceria entre o Brasil e o Peru em questões como migração, saúde, educação, e o combate ao tráfico de pessoas e outras violações, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), realizou nesta quinta-feira, 29, um encontro com o Consulado Peruano, a fim de tratar essas questões e promover a integração e união das fronteiras.

A discussão envolveu o fluxo constante de pessoas entre os dois países que utilizam a fronteira, com destaque para as necessidades de acolhimento e políticas públicas eficazes.

Sobre saúde, os gestores discutiram sobre a criação de um calendário conjunto de vacinação Brasil–Peru, adaptado à realidade das regiões de fronteira, sobre integração entre SUS (Brasil) e o sistema peruano, com foco no controle de dados, acompanhamento de atendimentos e programas sociais.

Sobre educação, dialogaram sobre a proposta de integração do ensino regular e das universidades brasileiras com as peruanas para oferecer oportunidades para ambas as populações, como intercâmbios e troca de conhecimentos.

A secretária adjunta Amanda Vasconcelos destacou que essa parceria com o consulado do Peru é extremamente importante para tratar do segundo Encontro Brasil–Peru e de outras temáticas necessárias no estado, como a questão da migração, a saúde, a educação e outros.

“Somos povos muito próximos. Por isso, é fundamental que as políticas públicas caminhem juntas, para que os resultados sejam mais eficazes e a efetivação mais concreta. Esse é o nosso objetivo”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Aleac se reúne para tratar sobre acúmulo de cargos de militares

Marcio Nunes

Festival da Farinha: empreendedores podem se inscrever até sexta-feira (16) para 7ª edição do evento

Jamile Romano

Comunidade do João Eduardo I recebe atendimento itinerante da Defensoria

Marcio Nunes

MEC e FNDE pagam adicional para transporte aquaviário no Acre

Marcio Nunes

Com investimento de mais de R$ 1 milhão, governador entrega base da Divisão Penitenciária de Operações Especiais

Jamile Romano

Após denúncias sobre carne estragada em merenda, estudantes protestam em frente à escola no Acre

Jamile Romano