Publicado em 03/07/2025
“O Acre existe e é muito mais do que a gente imaginava”. A frase emblemática, utilizando como referência um dito popular nacional atribuído ao Acre e à sua distância geográfica ao fuso-horário diferente do restante do país, foi proferida pelo presidente do Comitê Nacional dos Secretários da Fazenda (Comsefaz), Flávio César Mendes de Oliveira.
O contexto se deu durante a abertura da 49ª Reunião Ordinária do Comsefaz, principal evento de discussões e deliberações no cenário socioeconômico, fiscal e tributário do país, realizada, de forma inédita, nesta quinta-feira, 3, no Maison Borges Eventos, em Rio Branco, que se torna, exclusivamente neste dia, a capital federal dos debates de fortalecimento do pacto federativo e as economias dos estados e do país.
A organização visual e temática do espaço das agendas foi pensada com a proposta de retratar aos representantes dos estados visitantes uma perspectiva realista sobre a vida amazônica, seus rios, suas florestas exuberantes, bem como seus povos originários e suas produções tradicionais e familiares.
“Chegamos aqui com esse cenário magnífico, cada detalhe cada coisa no seu lugar, nos permitindo vivenciar dentro do próprio evento uma verdadeira imersão na floresta amazônica, experiência única, vegetação natural, pássaros cantando, uma canoa flutuando no rio croa no meio da plenária”, disse o presidente do colegiado ao destacar que a maioria dos presentes na agenda estão vindo ao Acre pela primeira vez.
Boas práticas
O evento reúne secretários de Estado de Fazenda de todo o país e do Distrito Federal e suas respectivas equipes técnicas para debater e deliberar os principais temas federativos das áreas fiscal e tributária do Brasil, com destaque para a reforma tributária, atualmente em fase final de regulamentação no Congresso Nacional.
[Agência de Notícias do Acre]