23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Acre é o 4º estado que mais desmatou na Amazônia Legal, aponta Imazon

Publicado em 05/09/2025

No Dia da Amazônia, celebrado nesta sexta-feira (5), um levantamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) traz um alerta: o Acre ocupa a 4ª posição entre os estados que mais desmataram a Amazônia Legal no último ano.

Entre agosto de 2024 e julho de 2025, o estado registrou a perda de 372 km² de floresta, o que representa 4% a menos em relação ao período anterior. Ainda assim, os números colocam o Acre atrás apenas de Pará (1.170 km²), Mato Grosso (747 km²) e Amazonas (739 km²) no ranking de desmatamento.

Feijó entre os 10 municípios que mais desmataram

O município de Feijó foi destaque negativo no relatório, ficando em 7º lugar entre os 10 municípios que mais desmataram a Amazônia no período. A cidade perdeu 78 km² de floresta, contribuindo de forma significativa para os números estaduais.

O relatório mostra que apenas esses 10 municípios foram responsáveis por 27% de todo o desmatamento da Amazônia Legal no último ano um total de 956 km² dos 3.503 km² registrados. Os líderes do ranking são Apuí (140 km²) e Lábrea (137 km²), ambos no Amazonas.

Feijó também aparece na lista dos seis municípios com maior risco de novas derrubadas, segundo a plataforma PrevisIA, que monitora áreas com alta vulnerabilidade ao desmatamento.

Aumento expressivo da degradação florestal no estado

Embora o desmatamento tenha caído levemente, a degradação florestal no Acre aumentou de forma preocupante. O estado teve 230 km² de floresta degradada, ocupando a 7ª posição no ranking nacional. O número representa um aumento de 265% em comparação ao ciclo anterior.

Esse crescimento acompanha a tendência na Amazônia Legal como um todo, que registrou 502 km² de floresta degradada apenas em julho de 2025 uma alta de 187% em relação a julho de 2024.

Dia da Amazônia reforça importância da preservação

Celebrado em 5 de setembro, o Dia da Amazônia foi criado em 2007 para chamar atenção sobre a importância do maior bioma tropical do planeta, que abrange nove países da América do Sul e tem mais da metade de sua área em território brasileiro.

A Floresta Amazônica é essencial para o equilíbrio climático global, abriga uma das maiores biodiversidades do mundo e sustenta comunidades tradicionais e povos indígenas. Diante do avanço do desmatamento e da degradação, a data serve como chamado urgente à preservação.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Servidores do Iapen participam de roda de conversa sobre violência doméstica com a Semulher

Raimundo Souza

Quem são os novos heróis da Comunicação que ninguém vê?

Raimundo Souza

Acre deve ter dia de sol com possibilidade de chuvas e trovoadas nesta quinta-feira (27), segundo Censipam

Jamile Romano

Iapen prorroga prazo de inscrição para seleção de instrutores do treinamento de novos policiais penais

Jamile Romano

Primeira reunião do Comitê Gestor do Orçamento da Criança e do Adolescente 2025 é realizada em Rio Branco

Marcio Nunes

Governo certifica primeira turma em pós-graduação de Ouvidoria Pública

Marcio Nunes