26.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre é destaque em revista do Conselho Nacional de Justiça

Publicado em 21/01/2025

O Acre foi destaque na revista Fazendo Justiça 2019 – 2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na publicação é ressaltada a importância da união e integração da Justiça e demais entes públicos do sistema prisional, para garantir políticas voltadas para as pessoas que cumprem pena e seus familiares, com a criação dos Comitês de Políticas Penais.

No Acre, o Comitê de Políticas Penais foi formado em 2021, com a estruturação de grupos de trabalho que fortaleceram as políticas de saúde, cidadania e combate ao racismo, entre outras questões. Em depoimento para a revista, a juíza Andréa Brito, coordenadora do Grupo de Monitoramento e Fiscalização dos Sistemas Carcerário e Socioeducativo (GMF) do Estado afirmou que “a união dessas instituições supera a incompletude, já que nenhum poder ou instituição sozinha pode solucionar o desafio de violações massivas do sistema prisional brasileiro”.

Além disso, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), por meio da Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap) de Cruzeiro do Sul, também foi destacado na revista Fazendo Justiça 2019 – 2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A publicação traz um importante conteúdo explicando o trabalho realizado pelas centrais para dar condições e suporte às pessoas em alternativas penais.

A Ciap de Cruzeiro do Sul foi implantada em agosto de 2023 e já acompanhou 450 pessoas em alternativas penais, com apenas 11 reincidentes. Atualmente a unidade acompanha 116 pessoas que cumprem penas alternativas.

A coordenadora da central no município, Nayana Neves, ressalta que a equipe é muita dedicada ao fortalecimento das alternativas penais e que as centrais são essenciais para a ressocialização: “As alternativas penais são uma ferramenta primordial para a ressocialização, diminuindo a superlotação dos presídios e fazendo com que as pessoas venham a ter o entendimento, vejam a conscientização do ilícito cometido e diminuam a reincidência”.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Veículos em Cruzeiro do Sul Acre, ficaram quase submergidos devido as fortes chuvas que atingiram toda região

Raimundo Souza

Governador Gladson Camelí abre Assembleia Geral da GCF em Rio Branco e convoca países-membros aos desafios globais das mudanças climáticas

Marcio Nunes

Natal Compartilhando Esperança chega aos municípios de Santa Rosa do Purus e Jordão

Raimundo Souza

Obras da rodovia AC-445 que liga o município de Bujari a Porto Acre avançam

Marcio Nunes

Acre gera mais de 900 empregos com carteira assinada em setembro e saldo do ano ultrapassa 5,7 mil novos postos

Jamile Romano

Vice-governadora Mailza entrega cestas básicas a famílias atingidas pela cheia do rio Envira, em Feijó

Raimundo Souza