24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre disponibiliza medicamento para prevenir o HIV, gratuitamente pelo SUS

O governo do Acre tem reforçado as estratégias contra o HIV. Com isso, a população tem disponível gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a profilaxia pré-exposição (PrEP), que é um método eficaz para quem busca se proteger contra o vírus. O medicamento está disponível nas unidades de referência em atenção primária (Uraps) e no Serviço de Assistência Especializada (SAE), localizado na Fundhacre, em Rio Branco.

De acordo com Jozadaque da Silva Beserra, coordenador do Núcleo Estadual de Infecção Sexualmente Transmissível (IST) da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), a PrEP é uma ferramenta essencial no combate ao HIV.

“A PrEP consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, permitindo que o organismo esteja preparado para enfrentar um possível contato com o vírus. Além disso, quem faz uso da medicação realiza acompanhamento regular de saúde, incluindo testagens frequentes para HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis”, explicou.

Indicações da PrEP

O Ministério da Saúde (MS) indica a medicação para pessoas em situações de vulnerabilidade ao HIV, como aquelas que frequentemente deixam de usar camisinha ou apresentam histórico de ISTs. Pessoas que já fizeram uso repetido da PEP (Profilaxia Pós-Exposição), que têm relações sexuais em troca de dinheiro, bens ou moradia, ou ainda participam de chemsex — relações sexuais sob influência de drogas — também podem se beneficiar da PrEP.

O medicamento de prevenção tem se mostrado um importante aliado na redução de novas infecções por HIV, complementando outras estratégias de prevenção, como o uso de preservativos e o diagnóstico precoce.

Livre demanda no SAE

A enfermeira Gorete Soares, do Serviço de Assistência Especializada (SAE), é uma das profissionais responsáveis por atender quem procura a PrEP. Ela destaca que a medicação é uma opção eficaz para qualquer pessoa que deseja prevenir o HIV.

“Nós atendemos os pacientes por demanda espontânea. Durante a consulta, realizamos o teste rápido, que é indispensável para confirmar que a pessoa não está infectada pelo HIV. Se o resultado for negativo, a medicação é disponibilizada já na primeira consulta, e o acompanhamento é mantido com a equipe multiprofissional do SAE”, disse.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre implanta ambulatório de saúde mental para gestantes de alto risco na Policlínica Tucumã

Redacao

Acre é pioneiro no mundo em negociação jurisdicional de crédito de carbono

Jamile Romano

Casa de acolhimento a migrantes no Acre pode fechar por falta de verba; MPF se manifesta

Jamile Romano

Governo do Acre e consórcio de municípios pactuam estudo de soluções integradas para resíduos sólidos, abastecimento e saneamento

Jamile Romano

Corrida do Fogo reúne mais de 750 atletas em Rio Branco Andreia Nobre Andreia Nobre 07 jul 2024 10:20

Raimundo Souza

Combate ao tráfico: Polícia Civil realiza operação de 48 horas na zona rural de Manoel Urbano

Jamile Romano