23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Acre cria 845 empregos formais em setembro, com destaque para serviços e comércio

Publicado em 04/11/2025

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados na última quinta-feira, 30, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, apontam que o Acre encerrou o mês de setembro com saldo positivo na geração de empregos formais, totalizando 845 novas vagas com carteira assinada. Este é o oitavo mês consecutivo em que o estado apresenta crescimento no mercado de trabalho.

Pelo oitavo mês seguido, Acre registra saldo positivo na geração de empregos. Foto: Agência Brasil

O desempenho foi positivo em quatro dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas avaliados. O destaque ficou com o setor de serviços, responsável por 580 novos postos. Em seguida, aparecem o comércio (172), a construção civil (67) e a indústria (47). Apenas a agropecuária registrou retração, com a perda de 21 vagas.

A maioria das novas contratações em setembro foi de homens, que ocuparam 465 postos, enquanto as mulheres foram responsáveis por 380 contratações. O perfil educacional predominante entre os contratados foi de pessoas com ensino médio completo, que responderam por 658 vagas.

O grupo etário com maior saldo de empregos foi o de jovens entre 18 e 24 anos, com 467 novas oportunidades, evidenciando a inserção da juventude no mercado formal.

Comércio foi o setor que mais empregou em setembro. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Entre os municípios, Rio Branco liderou com folga, registrando 522 novos postos de trabalho e mantendo um estoque de 78,8 mil empregos formais. Na sequência, destacam-se Capixaba (80), Senador Guiomard (58) e Cruzeiro do Sul (51), que também apresentaram desempenho positivo no mês.

“O Acre segue avançando com responsabilidade e trabalho. São 845 novas oportunidades que representam mais do que números, mas também dignidade, renda e esperança para centenas de famílias acreanas. Esse resultado é fruto do esforço conjunto entre governo, setor produtivo e trabalhadores. Estamos investindo em setores estratégicos como serviços, comércio, educação e agricultura, que têm mostrado grande capacidade de absorção de mão de obra”, destacou o governador Gladson Camelí ao avaliar os números.

Ele completou reforçando que o compromisso de sua gestão tem sido criar um ambiente favorável para quem quer empreender, trabalhar e crescer. “O Acre tem potencial, tem talento e tem vontade de vencer. E é com essa energia que vamos 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Iapen assina termo de cooperação com empresários para uso de mão de obra de apenados

Marcio Nunes

Curso superior do Ifac em Santa Rosa do Purus impulsiona desenvolvimento local

Marcio Nunes

Ministério da Saúde visita URAPs em Rio Branco, como parte das ações de combate às arboviroses no estado

Raimundo Souza

Ação rápida da Polícia Militar do Acre salva bebê recém-nascido

Marcio Nunes

Saque-aniversário do FGTS em 2024 já está disponível

Jamile Romano

Confira a entrevista completa dos candidatos à vice-prefeito no programa O X da Questão

Jamile Romano