Publicado em 01/08/2025
Em um avanço significativo para a economia acreana, a empresa Dom Porquito anunciou o início da exportação de carne suína para as Filipinas. A novidade foi divulgada na noite desta quinta-feira (31), durante a Expoacre 2025, pelo governador Gladson Cameli e o CEO da empresa, Paulo Santoyo.
A operação comercial será feita por meio do Porto de Chancay, no Peru, o que reduz consideravelmente o tempo de transporte até a Ásia — de 49 para apenas 23 dias. Segundo Santoyo, a empresa enviará quatro contêineres de produtos todos os meses, com expectativa de faturamento de cerca de R$ 3 milhões mensais, o equivalente a 600 mil dólares.
A escolha das Filipinas como destino estratégico se deve à alta demanda por proteína suína no sudeste asiático. O CEO destacou que, com a proximidade geográfica via o novo porto, a Dom Porquito passa a ser o frigorífico brasileiro mais próximo da Ásia.
“A produção acreana de suínos e aves tem qualidade e é competitiva. Esse novo trajeto nos dá agilidade e vantagem comercial diante de outros frigoríficos”, afirmou Santoyo.
Para o governador Gladson Cameli, a abertura do mercado externo representa a realização de um compromisso de gestão. “Estamos promovendo emprego, renda e aquecendo a economia local. Essa integração entre governo e setor privado está gerando frutos reais para o povo acreano.”
Além do impacto direto na balança comercial, o governo estima ganhos em arrecadação e geração de empregos com a expansão da cadeia produtiva de proteína animal no estado.