24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre celebra o Dia Mundial da Saúde com foco na saúde materno-infantil e investimentos

Neste dia 7 de abril o mundo celebra o Dia Mundial da Saúde, uma data crucial e de grande importância, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reforçar a total importância da qualidade de vida e estimular a criação de políticas públicas focadas no bem-estar da população. Este ano, a OMS lança uma campanha global de um ano dedicada à saúde materna e neonatal, intitulada “Inícios saudáveis, futuros esperançosos”.

A iniciativa visa fortalecer a conscientização e também a redução de mortes maternas e neonatais com o principal intuito de priorizar a saúde e o bem-estar a longo prazo das mulheres.

“A nossa visão para o Acre passa, acima de tudo, pelo cuidado com as nossas crianças, que são a base do nosso futuro. Com orientação do governador Gladson Camelí, temos trabalhado de forma incansável para fortalecer o sistema de saúde materno-infantil, com foco em um atendimento cada vez mais humanizado e em uma infraestrutura moderna. A entrega de 48 novos leitos no Hospital Infantil representa um avanço significativo nesse caminho, assim como o andamento das obras da nova maternidade, que em breve trará ainda mais benefícios para a população. Destaco, ainda, o trabalho do nosso banco de leite, que segue como referência de dedicação e incentivo à cultura do aleitamento materno, algo que valorizamos profundamente”, afirma o secretário de saúde, Pedro Pascoal.

No Acre, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), demonstra total alinhamento com essa prioridade a nível global, implementando e fortalecendo diversas ações voltadas à saúde das mulheres e de seus bebês. O compromisso com essa causa é evidente em investimentos e estratégias de melhorias que visam garantir um ciclo de vida saudável desde os primeiros momentos.

A força do banco de leite humano: um farol de esperança para os recém-nascidos

Um dos grandes pilares desse compromisso é o fortalecimento do Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, que se configura como referência no estado.

O BLH desempenha um papel indispensável para oferecer orientação e apoio à amamentação, além de realizar a coleta, o processamento, o armazenamento e a distribuição de leite humano para bebês prematuros e de baixo peso. Essa estratégia não apenas nutre os recém-nascidos mais vulneráveis, mas também incentiva a prática do aleitamento materno, que é reconhecida mundialmente pelos seus inúmeros benefícios para a saúde da mãe e do bebê.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estudantes da Escola Diogo Feijó lançam livro de contos de suspense e mistério

Raimundo Souza

Em Brasília, governador pede apoio para realização de obras e ações no estado

Jamile Romano

Inscrições para o Concurso Cultural “Todos Contra o Aedes Aegypti” são prorrogadas até 27 de outubro

Marcio Nunes

Projeto de Lei propõe 1º de junho como Dia do Quadrilheiro Junino no Acre

Marcio Nunes

Governo do Acre articula vaga em Manaus e garante tratamento para bebê de Pauini/AM

Raimundo Souza

Governador Gladson Cameli vistoria Passarela Joaquim Macedo e garante ações emergenciais

Marcio Nunes