24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre avança no combate à malária e reforça compromisso com plano nacional de eliminação até 2035

Nesta sexta-feira, 25 de abril, o Acre se une ao mundo na luta pela conscientização e prevenção da malária. A data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2007, reconhece os esforços globais para o controle e eliminação dessa doença que, embora curável e evitável, ainda representa um grave problema de saúde pública em regiões tropicais, como a Amazônia.

Embora o Acre figure historicamente entre os estados com tendência à incidência de malária, os indicadores epidemiológicos apontam avanços significativos no controle da doença nos últimos anos. De acordo com dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (Sivep-Malária), entre 2020 e 2024, o número de casos autóctones caiu 52,7%, passando de 11.619 para 5.498 registros.

Entre 1º de janeiro e 15 de abril de 2025 foram notificados 1.355 casos autóctones de malária no estado, o que representa uma redução de 8,2% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 1.252 casos.

Compromisso e estratégias para eliminação

Como integrante do Plano Nacional de Eliminação da Malária, o Acre tem como meta reduzir expressivamente ainda mais os casos até 2035, incluindo a interrupção da transmissão por Plasmodium falciparum até 2030. Em março deste ano, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) recebeu a visita da equipe técnica do Ministério da Saúde, incluindo o coordenador nacional de Eliminação de Malária, Alexander Vargas, para discutir estratégias e ações emergenciais.

Durante o encontro, ficou definida a realização de uma grande ação tripartite no município de Cruzeiro do Sul, prevista para junho, visando reduzir os casos em localidades críticas. Além disso, uma oficina estadual reunindo pesquisadores renomados, gestores e técnicos da saúde municipal, estadual e federal está prevista para ocorrer entre outubro e novembro deste ano, com o objetivo de construir os planos estadual e municipais de eliminação da malária.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre será um dos primeiros estados a receber antídoto contra intoxicação por metanol

Redacao

Caminhada das Mães e atrações marcam a Feira do Amor em Rio Branco

Jamile Romano

Secretaria de Obras Públicas avança na ampliação do estacionamento do Hemoacre

Jamile Romano

SASDH realiza trabalho de acolhimento e proteção de mulheres e crianças durante Carnaval da Família 2025

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco realiza reparo em tubulação antiga do Saerb e evita desperdício de água

Marcio Nunes

Ministros se reúnem com prefeitos de municípios atingidos pelas enchentes no Acre

Marcio Nunes