23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Acre avança na modernização do SUS com o lançamento do Portal Telessaúde

Publicado em 10/10/2025

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Núcleo de Telessaúde do Acre, em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN), realiza nesta sexta-feira, 10, o lançamento do Portal Telessaúde Acre. O evento marca uma importante etapa na ampliação do atendimento digital no estado, reunindo profissionais de saúde, gestores e representantes das instituições parceiras.

O Portal Telessaúde Acre surge como um espaço digital destinado a conectar profissionais de saúde, compartilhar conhecimento e fortalecer o atendimento em todo o estado. A iniciativa integra o Programa Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde, que tem como objetivo utilizar tecnologias de informação e comunicação para ampliar a cobertura, otimizar serviços e aprimorar processos de gestão na saúde pública.

“O Portal é a identidade do Núcleo Telessaúde Acre. Ele reúne informações essenciais sobre os serviços ofertados, resultados de indicadores e a agenda de atividades. Por meio desse espaço digital, profissionais e usuários do SUS poderão se conectar à Ação Estratégica do SUS Digital – Telessaúde no estado do Acre”, afirmou a coordenadora-geral do Núcleo de Telessaúde, Mônica Morais.

Evento marca uma importante etapa na ampliação do atendimento digital no estado. Foto: Sesacre

O Projeto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Aplicado à Telessaúde – Implementação da Saúde Digital no Acre – foi elaborado como resultado da parceria entre a Sesacre, a UFRN, por meio do Lais, e a Ufac. A iniciativa tem como objetivo promover a transferência de tecnologia e a implantação de uma plataforma própria de Telessaúde no estado, fortalecendo a capacidade local de oferecer serviços digitais de saúde de forma integrada e sustentável.

“A plataforma oferece aos profissionais e gestores ferramentas que contribuem para a redução das filas de especialidades, garantindo mais agilidade e diminuindo os custos com o transporte de pacientes para as referências estaduais. As soluções de Telessaúde qualificam essas filas, permitindo identificar e priorizar os casos mais urgentes dentro da rede de atenção à saúde, assegurando um atendimento mais oportuno e adequado”, ressaltou Mônica Morais.

Com esse novo portal, o Acre passa a contar com ferramentas robustas para a realização de teleconsultorias, teleconsultas e serviços de telemedicina, fortalecendo iniciativas como o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), atualmente ofertado pelo Hospital Albert Einstein. A plataforma permite reorganizar filas de especialidades, reduzir a demanda no Sistema Nacional de Regulação, agilizar atendimentos e diminuir custos relacionados a tratamentos fora do domicílio (TFD).

Acre passa a contar com ferramentas robustas para realização de teleconsultorias, teleconsultas e serviços de telemedicina. Foto: cedida

“Inicialmente, a plataforma irá ofertar os serviços de teleconsultoria e de telemedicina, contemplando tanto a teleconsulta, que é a consulta remota entre médico e paciente, quanto a teleinterconsulta, que envolve o especialista junto ao médico e o paciente na Atenção Primária à Saúde. Os serviços de telediagnóstico e tele-educação, que já estão em funcionamento, também serão integrados ao portal, facilitando o acesso e a utilização por parte dos profissionais e das equipes de saúde”, explica a coordenadora-geral.

Para a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Ana Cristina Moraes, o momento representa um passo decisivo na ampliação do Sistema Único de Saúde no estado. “O lançamento do Portal Telessaúde é um marco na modernização do SUS no Acre. Essa iniciativa reforça o compromisso do governo do Acre em oferecer um atendimento mais ágil, resolutivo e acessível, especialmente para os municípios mais distantes. A tecnologia é uma grande aliada na ampliação do cuidado e na qualificação dos serviços, permitindo que mais pessoas tenham acesso a especialistas e que os profissionais da rede atuem de forma integrada e colaborativa”.

Núcleo Telessaúde Acre realizou números expressivos de atendimentos desde a sua criação. Foto: Sesacre

Ao longo dos últimos anos, o Núcleo Telessaúde Acre consolidou números expressivos, com mais de 193 mil exames de tele-ECG (eletrocardiograma), quase 2 mil exames de tele-retinografia, cerca de 1,7 mil exames de teledermatologia e mais de 34 mil teleinterconsultas realizadas por meio do Proadi-SUS em parceria com municípios acreanos.

O lançamento do Portal Telessaúde Acre representa um avanço significativo na estratégia de modernização da saúde no estado, promovendo equidade no acesso aos serviços e consolidando a integração digital como pilar fundamental para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

“O Portal do Telessaúde será complementado, em etapas posteriores, com as demais ofertas recomendadas pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 3.691/2024, entre elas os serviços de teletriagem, telemonitoramento, telerregulação e teleorientação”, conclui Mônica Morais.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Portaria da Receita define novas regras do ICMS e impacta municípios do Acre

Kevin Souza

Governo decreta situação de emergência após aumento de 106% nos casos de dengue no Acre

Jamile Romano

OCA Móvel realiza mais de 300 atendimentos durante o final de semana

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco lança luzes de Natal neste sábado com concurso de decoração

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre investiga morte de Estherfanny Sara após complicações pós-parto

Jamile Romano

Prefeitura realiza limpeza preventiva das lagoas de captação da ETA II

Jamile Romano