23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Acre anuncia distribuição de 47,5 mil testes rápidos para diagnóstico de dengue pelo Ministério da Saúde

Publicado em 27/01/2025

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), anuncia nesta segunda-feira, 27, a chegada de 47,5 mil testes rápidos para o diagnóstico de dengue, como parte de uma iniciativa do Ministério da Saúde, que distribuirá um total de 6,5 milhões de testes em todo o país. É a primeira vez que o teste será disponibilizado na rede pública de saúde, ampliando as opções para identificação precoce da doença em municípios distantes e com acesso limitado a serviços laboratoriais.

“O Estado receberá os testes para fazer a distribuição, de acordo com o perfil epidemiológico dos municípios. Estamos acompanhando essa situação e os primeiros municípios que vão receber os testes são aqueles em alerta vermelho, com mais casos de dengue, como Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira e Acrelândia. No entanto, todos os municípios do estado serão contemplados”, informou a secretária adjunta de Assistência da Sesacre, Ana Cristina Moraes.

“O Estado receberá os testes para fazer a distribuição de acordo com o perfil epidemiológico dos municípios”, informou Ana Cristina Moraes. Foto: Odair Leal/Sesacre

O Ministério da Saúde está investindo mais de R$ 17,3 milhões na aquisição dos testes, que serão distribuídos em duas fases: 4,5 milhões na primeira remessa e dois milhões como estoque estratégico para locais com aumento de casos. A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, destaca que o teste rápido será uma ferramenta de assistência na rede de atenção básica, permitindo diagnóstico ágil, mas reforça que a coleta de amostras para análise laboratorial continua essencial para monitorar a circulação dos sorotipos.

“A vantagem do teste é a agilidade do diagnóstico, entendendo que o paciente deve realizar o teste rápido entre o primeiro e o quinto dia da doença”, disse Moraes. Foto: Getty Images

Segundo Ana Cristina Moraes, a vantagem do teste é a agilidade do diagnóstico, entendendo que o paciente deve realizar o teste rápido entre o primeiro e o quinto dia da doença: “Após esse período, continuamos utilizando o exame PCR para confirmação laboratorial”.

Na semana passada, uma equipe do Ministério da Saúde visitou o estado para avaliar a situação epidemiológica e estrutural. “Eles foram diretamente para Cruzeiro do Sul, onde permaneceram por dois dias, e depois seguiram para Rio Branco, onde visitaram unidades básicas de saúde. Estamos aguardando o plano de capacitação dos profissionais de saúde, que será implementado em breve”, afirmou Ana Cristina.

A chegada dos testes rápidos é um passo importante para o fortalecimento das ações de combate à dengue no Acre. A Sesacre reforça que os testes serão disponibilizados em unidades básicas de saúde, conforme a distribuição definida pelos gestores locais, garantindo acesso à população em todo o estado.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Moraes restaura aumento do IOF, mas sem “risco sacado”

Marcio Nunes

MPAC denuncia assessor parlamentar por violência doméstica em Cruzeiro do Sul

Jamile Romano

Expoacre Juruá registra redução de ocorrências durante 6 dias de feira

Jamile Romano

A vice-governadora Mailza Assis comemora o dia das crianças no ramal do Jiju

Raimundo Souza

Representante do Reino Unido visita a Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri

Marcio Nunes

Em Belém, Bocalom participa de reunião do Conselho Deliberativo da Sudam

Marcio Nunes