24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acompanhada do prefeito Zequinha Lima, vice-governadora Mailza Assis visita abrigo em Cruzeiro do Sul

Atualizada em 11/03/2024 08:48

Quando o rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, atinge a cota de transbordo, que é de 14 metros, a ribeirinha Maria da Silva Pereira, que reside no bairro Miritizal, prevê que a saída da sua residência é uma medida inevitável.

A cruzeirense, que há 12 anos vivencia a situação, pontua que somente com ajuda do poder público, neste caso a união entre Estado, Município e governo federal, possibilita superar os transtornos e sofrimentos causados pela elevação das águas. Na presença da vice-governadora Maiza Assis, e do prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, que visitaram vítimas das enchentes, neste domingo, 10, em abrigo no município, Maria externou: “Sem ajuda de vocês [poder público] eu não sei o que seria da minha família. É um momento de agradecer e de se sentir aliviada, pois sei que em poucos dias estarei na minha casinha, com os meus filhos, na tentativa de voltar a minha vida normal”, relata.

O Rio Juruá, na segunda maior cidade acreana, apresenta sinais de vazante nos últimos dias após atingir a marca de 14,06 metros, faltando 30 centímetros para alcançar a maior cheia da história de Cruzeiro do Sul, quando o manancial marcou 14,36, em 2021. Até o momento, o transbordo afetou cerca de 20 mil pessoas, totalizando 495 moradores removidos de suas casas. Entre eles, está o seu Jailson Mesquita e os outros quatro membros da família. “A situação é triste, mas com ajuda estamos bem. A presença dos nossos governantes onde estamos abrigados traz a certeza de que não fomos esquecidos”, afirma.

Desde do início da crise ambiental, toda estrutura estatal local foi colocada à disposição para auxiliar os ribeirinhos. “Em parceira com a prefeitura e com o poder executivo Federal, vamos vencer mais esse desafio e oferecer à população atingida o socorro necessário. Nossa visita a essas famílias vai além da presença do Estado nos abrigos, mas representa a esperança de dias melhores a cada família afetada”, ratifica Mailza Assis.

“A “mão amiga” do Estado tem sido essencial para garantir socorro aos ribeirinhos, e propiciado que seja garantida a dignidade neste momento difícil. A luta ainda não acabou, e sei que podemos contar com o governo do Estado para vencer os próximos obstáculos”, pontua Zequinha Lima.

Também visitaram o abrigo o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado estadual Luiz Gonzaga; o deputado estadual, Nicolau Júnior; o deputado federal, Zezinho Barbary, além de vereadores do município.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Acre recebe equipe do Ministério da Saúde para entrevistar vítimas de violência

Marcio Nunes

Micro e pequenos empreendedores têm acesso facilitado a crédito por meio do FAMPE

Marcio Nunes

O ex-governador Flaviano Melo será homenageado com passagem na frente da sede do MDB antes de ser sepultado

Raimundo Souza

Confiança do Comércio cai para menor nível em um ano, diz CNC

Marcio Nunes

No Acre, 17 municípios estão em situação irregular no Cadastro de Inadimplência do Setor Público

Raimundo Souza

O governador Gladson Cameli, prestigia casamento de Kellem e Bocalom

Raimundo Souza