24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acesso ao Mercado dos Colonos no AC desmorona e local deve passar por avaliação

O acesso ao Mercado dos Colonos, localizado no bairro Base, em Rio Branco, desmoronou na manhã do último domingo (15), deixando a área parcialmente destruída e impossibilitando a entrada no local. O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, informou que o desabamento foi causando por um forte vazamento do sistema de esgoto.

Falcão disse que o Corpo de Bombeiros foi acionado e fez o isolamento do lugar. O administrador do Mercado foi chamado e orientado para não fazer o uso de banheiros e pias, até segunda ordem.

“Nós estivemos no local e ficamos de prontidão também. Como esse mercado aí é de administração do estado, então toda essa informação foi repassada para a Seop [Secretaria de Estado de Obras Públicas] para que amanhã pela manhã [esta segunda-feira (16)], já estejam as pessoas para fazer uma averiguação melhor e também fazer os reparos necessários”, explicou.O coordenador afirmou ainda que o caso vai ter o acompanhamento da Defesa Civil para fazer a gestão de risco. “São 26 comerciantes que trabalham nesse mercado, então eles vão averiguar direitinho qual o comprometimento, juntamente com a Seop, para poder fazer as restaurações necessárias”, informou Falcão.

Mercado Velho

Na mesma região do Mercado dos Colonos, o Calçadão do Novo Mercado Velho, no Centro de Rio Branco, está com uma grande erosão que preocupa pedestres e a própria Defesa Civil, que emitiu um alerta em outubro deste ano, para que os comerciantes desocupem os locais antes da interdição da região. Ainda segundo o órgão, o solo está cedendo cerca de 1 centímetro a cada dois dias.

O parecer técnico da região, pede ainda que os resultados de monitoramento indicam progressão do problema e pede que não haja mais trânsito de pedestres na região.

Calçadão, que fica no Centro da capital, é um dos principais pontos turísticos de Rio Branco. No dia 12 de julho, parte do espaço, mais precisamente 270 metros, foi interditado por conta dos riscos para a população. Duas semanas antes, a Passarela Joaquim Macêdo, também na mesma região, foi interditada pelo mesmo motivo.

[g1]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Jarude denuncia irregularidades na contratação de professores temporários

Marcio Nunes

Marcus Alexandre diz estar confiante na vontade de mudança do povo dos bairros

Raimundo Souza

Inscrições abertas para pós-graduação em Educação a Distância no Ifac

Jamile Romano

Fundhacre participa de integração ensino-serviço para futuros médicos com palestras sobre normas e rotinas do complexo hospitalar

Raimundo Souza

Inscrições para processo seletivo de instrutores do curso de formação da Polícia Penal se encerram na próxima quinta-feira

Jamile Romano

Douglas Richer Queiroz

Raimundo Souza