24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Ação “Identidade para Dignidade” da Prefeitura de Rio Branco leva serviços essenciais à população em situação de rua

Buscando levar vários serviços às pessoas em situação de rua, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou nesta sexta-feira (28), uma ação intitulada “Identidade para Dignidade”. O evento aconteceu em parceria com o Governo do Estado, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

Atualmente, o Centro Pop atende 657 pessoas em vulnerabilidade social, oferecendo assistência, abordagem, encaminhamento às Casas de Apoio, rodas de conversa, doação de roupas e higiene pessoal e alimentação.

O secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), João Marcos Luz, destacou a importância da ação e informou que o Centro Pop será transferido para um novo local, devido à atual estrutura do prédio não comportar mais as atividades.

“O prefeito Tião Bocalom, muito preocupado entendeu que esse local não é mais adequado para dar um atendimento de qualidade à população em situação de rua. Então vamos nos mudar o mais rápido possível, tirar o Centro Pop do centro e levar para um lugar que vamos ter uma condição muito tranquila de atender bem o cidadão de Rio Branco.”

A readequação do espaço para um atendimento mais humanizado é uma medida essencial para melhorar a qualidade do serviço público, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade.

De acordo com o promotor de Direitos Humanos do Ministério Público do Acre (MPAC), Thalles Ferreira, uma ação foi aberta para que o Município tome medidas nesse sentido.

“O Centro Pop precisa de mudar desse local, precisa de ir para um local que consiga se reestruturar dentro do serviço e consiga atender com mais dignidade, com mais qualificação e com mais humanização as pessoas em situação de rua. E o Ministério Público vai apoiar o município, é um parceiro do município na implementação dessa política. É nosso dever trazer dignidade, é tomar a dignidade dessas pessoas.”

De acordo com Jandira Bandeira, chefe da Divisão de Alternativas Penais e Atenção à Pessoa Egressa do Iapen, a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura visa fortalecer as políticas públicas para pessoas em situação de rua.

“Esse é o momento que eles podem ver a questão da documentação, registro civil e também estar dando orientações. Hoje, a equipe do Escritório Social realiza um trabalho de encaminhamento para todas as políticas públicas. Já temos uma parceria firmada desde o ano passado de todas as quartas-feiras, uma assistente social vir no Centro Pop realizar atendimentos a essas pessoas.”

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre anuncia pagamento de fevereiro; confira as datas

Jamile Romano

UPA do 2° Distrito oferece serviços de saúde pública de qualidade à população de Rio Branco

Raimundo Souza

Aleac aprova isenção do pagamento da taxa de licenciamento por mototaxistas

Marcio Nunes

Classe Hospitalar oferece acolhimento a famílias acreanas

Redacao

Com mais de 775 mil atendimentos realizados, OCA Xapuri celebra 15 anos de história ao lado da população

Marcio Nunes

Com apoio do governo do Estado e da Fieac, Prefeitura de Cruzeiro do Sul anuncia R$ 4 milhões em compras governamentais

Jamile Romano