Atualizada em 18/03/2025 08:53
Enquanto centenas de pessoas permanecem no Parque de Exposições devido à enchente do Rio Acre, em Rio Branco, seus animais de estimação também recebem suporte no espaço organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O abrigo, estruturado para receber cães, gatos e outros animais domésticos, já acolhe 110 pets, oferecendo atendimento veterinário 24 horas por dia.
Com capacidade para até 600 animais, o local é exclusivo para os pets de famílias registradas nos abrigos oficiais. Durante a triagem, os afetados pela enchente devem informar a presença de seus animais, que são encaminhados ao setor responsável para receber os devidos cuidados.
De acordo com Herbert Teixeira, coordenador do Abrigo de Animais, o primeiro passo é a realização de uma consulta veterinária, seguida por um diálogo com o tutor para identificar possíveis doenças preexistentes que possam representar riscos a outros animais. O espaço também conta com a atuação de agentes de Controle de Zoonoses e Controle de Endemias.
“Nós temos o atendimento veterinário 24 horas por dia, o espaço também é assistido pelos agentes de Controle de Zoonoses e o do Controle de Endemias. Qualquer tipo de situação que venha acontecer com esse animal é de responsabilidade nossa, já tomamos a medida, estamos de prontidão para possíveis emergências ou alguns casos corriqueiros, resolvemos tudo aqui.”