Publicado em 28/05/2026
Foto: Anne-Christine POUJOULAT/AFP
Por Redação
Os exames de imagem realizados pelo atacante Neymar confirmaram que o problema físico do atleta é mais complexo do que o edema leve inicialmente previsto pelo Santos. O camisa 10 da Seleção Brasileira teve diagnosticada uma lesão muscular grau 2 na panturrilha direita e iniciou imediatamente um tratamento intensivo para tentar acelerar a recuperação.
Com um tempo estimado de afastamento de duas a três semanas, o principal astro do futebol brasileiro corre sério risco de desfalcar a equipe na estreia do Mundial.
“Ele se apresentou, fez todos os exames médicos e os exames complementares. A ressonância magnética identificou uma lesão muscular grau 2 na panturrilha. Não é só um edema. O atleta segue em tratamento intensivo. A nossa expectativa é que esteja liberado entre duas a três semanas. Vamos avaliar a evolução dia a dia”, detalhou o médico da CBF, Rodrigo Lasmar.
Corte definitivo dos amistosos preparatórios
A primeira consequência direta do novo diagnóstico é a ausência confirmada do meia-atacante nos últimos testes comandados pelo técnico Carlo Ancelotti antes do torneio nos Estados Unidos. Neymar está fora dos amistosos contra o Panamá e o Egito.
O foco total do departamento médico passa a ser o dia 13 de junho, data em que o Brasil abre sua campanha na Copa do Mundo enfrentando a seleção do Marrocos.
Calendário da Seleção Brasileira (Horário de Brasília):
-
🗓️ 31/05: Brasil x Panamá (Amistoso)
-
🗓️ 06/06: Brasil x Egito (Amistoso)
-
🏆 13/06: Brasil x Marrocos (Estreia na Copa do Mundo)
-
🏆 19/06: Brasil x Haiti (2ª rodada da Copa)
-
🏆 24/06: Brasil x Escócia (3ª rodada da Copa)
Os problemas físicos não são novidade para o jogador neste ciclo pré-Copa. A instabilidade clínica, inclusive, foi o fator preponderante para que o técnico Carlo Ancelotti abdicasse da convocação do camisa 10 em compromissos anteriores da Seleção. Pelo Santos, Neymar disputou 15 partidas, anotando seis gols e distribuindo quatro assistências.
Agora, a comissão técnica brasileira trabalhará em conjunto com a fisioterapia em um cronograma de reabilitação diária na Granja Comary para tentar colocar o atacante em condições de jogo a tempo da fase de grupos.

