Publicado em 28/05/2026
Foto: Reprodução
Por Redação
Em uma demonstração de total alinhamento, os oito deputados federais do Acre votaram de forma unânime a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue a escala de trabalho 6×1 e reduz a jornada semanal de 44 para 40 horas. A votação em segundo turno ocorreu nesta quarta-feira (27), no plenário da Câmara dos Deputados, onde a matéria foi aprovada pela ampla maioria da Casa.
Acompanhando o clamor popular e o tom majoritário do parlamento, o bloco acreano registrou 100% de votos favoráveis. O posicionamento unificado uniu parlamentares de diferentes partidos da base e da oposição.
Como votaram os deputados do Acre:
Antônia Lúcia (MDB)
Coronel Ulysses (União Brasil)
Eduardo Velloso (Solidariedade)
Meire Serafim (União Brasil)
Roberto Duarte (Republicanos)
Socorro Neri (PP)
Zé Adriano (PP)
Zezinho Barbary (PP)
O texto aprovado garante ao trabalhador o direito a pelo menos duas folgas remuneradas por semana, estabelecendo que uma delas seja, preferencialmente, aos domingos. Para mitigar os impactos econômicos e permitir a adaptação do setor produtivo, a redução da carga horária será implementada em duas etapas:
| Etapa de Redução | Prazo de Implementação |
| Primeiras 2 horas (de 44h para 42h) | Até 2 meses após a promulgação |
| Últimas 2 horas (de 42h para 40h) | Até 12 meses após a promulgação |
Bastidores: Durante a tramitação na Câmara, a matéria foi alvo de intenso debate entre parlamentares, lideranças empresariais e representantes sindicais. O principal ponto de divergência girou justamente em torno do fôlego que as empresas teriam para se ajustar às novas regras trabalhistas sem penalizar a produtividade.
Próximos passos no Legislativo
Com o aval definitivo da Câmara dos Deputados, a PEC agora segue para o Senado Federal. Na chamada “Casa Alta”, o texto enfrentará um novo rito de discussões nas comissões temáticas e precisará ser aprovado também em dois turnos pelo plenário antes de ser promulgado e entrar em vigor.

