23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Familia aciona a justiça e perfil de pessoa falecida deve ser reativado para acessar memória digitais

Atualizada em 15/05/2024 10:50

Em decisão liminar, a 1ª Vara Cível da Comarca de Cruzeiro do Sul determinou que empresa de site de relacionamento digital reative perfil de pessoa falecida, para família acessar memória digital.

A decisão assinada pela juíza de Direito substituta, Marilene Verissimo, estabelece que a empresa enquadre a página na modalidade “perfil memorial”, no prazo de cinco dias, informando login e senha para a autora do caso, a irmã da falecida. Caso a ordem não seja cumprida a empresa será penalizada com multa diária de R$ 100, limitada a 40 dias.

A autora entrou com ação, pedindo para que a empresa não excluir permanentemente ou destruir os dados do perfil que era mantido no Instagram por sua irmã falecida. Segundo informou a reclamante a página contém memórias afetivas importantes, que a família não tem cópia e o perfil foi excluído. Ela ainda argumentou que tentou resolver a situação diretamente com a empresa, mas não conseguiu.

Para a juíza estavam presentes os requisitos para deferir a ordem em favor da família. A magistrada verificou que existia a probabilidade do direito e também o risco de dano, com a exclusão permanente das imagens da falecida, que tem valor afetivo para os parentes.

“E das alegações trazidas na inicial, extrai-se a probabilidade do direito alegado pela parte reclamante, ao menos nesta fase de cognição não exauriente, pois verifica-se que o perfil (…) não mais aparece nas pesquisas de usuários (…). Os dados e fotos compartilhados nas redes sociais podem ser dotados de valor afetivo para os familiares da pessoa falecida. (…) Está clara a probabilidade do direito de acesso e preservação das memórias afetivas presentes na rede social, pelo familiar da falecida”, escreveu a juíza.

Processo 0700745-89.2024.8.01.0002

 

[Assessoria TJ/AC]

Artigos Relacionados

STF autoriza governador a passar as festas de fim de ano em companhia dos irmãos

Jamile Romano

Médicos alertam sobre riscos do manuseio de fogos de artifício

Jamile Romano

Polícia Civil prende suspeito por descumprir medidas protetivas e ameaçar ex-companheira na cidade de Bujari

Jamile Romano

Polícia Militar do Acre celebra 25 anos de Proerd com formatura de alunos do projeto

Marcio Nunes

OCA Móvel leva serviços públicos ao Cras Rui Lino e à Escola Ismael Gomes nesta semana

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre participa do 1º Encontro Interagências de Inteligência das Regiões Norte e Nordeste

Jamile Romano