20.4 C
Rio Branco
domingo, 21 de junho de 2026
O RIO BRANCO
AcrePolítica

Secretário Luiz Calixto nega crise e atribui turbulência na Aleac à “Tensão Pré-Eleitoral”

Publicado em 29/04/2026

Foto: Tenyson Passos

Por Redação

O secretário de Governo, Luiz Calixto, minimiza os recentes embates na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e negou, nesta quarta-feira (29), que a base governista esteja enfrentando uma crise institucional. Para o gestor, as críticas contundentes desferidas por parlamentares na sessão anterior são reflexo do atual calendário político.

“Não existe crise. O que existe é uma TPE: Tensão Pré-Eleitoral”, afirmou Calixto.

Calixto, rebateu as críticas afirmando que o governo está de mãos atadas por uma questão jurídica e técnica que envolve o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

De acordo com o secretário:

A Trava: Uma resolução do TCE de novembro de 2023 exige novos critérios de transparência para a liberação dos recursos.

A Resposta do Estado: O governo já enviou as adequações ao Tribunal, mas aguarda a análise final da Corte.

Recursos Garantidos: Calixto assegurou que o montante para liberar 50% das emendas antes do período de defeso eleitoral já está reservado.

Sobre as denúncias de assédio moral feitas pelo deputado Tio Pablo — que relatou pressões sofridas por seus apoiadores —, Luiz Calixto defendeu que o assunto deveria ter sido tratado “dentro de casa”.

Calixto informou que já entrou em contato pessoalmente com o parlamentar para acalmar os ânimos. “Não precisa ir para a tribuna expor uma situação dessa. Pablo é nosso amigo. O governo não tem como controlar o que um aliado fala para o outro, mas tudo vai se resolver com diálogo”, pontuou.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo recebe representante nacional do Departamento de Normatização e Orientação e destaca avanços no projeto de revitalização do Lar Vicentino

Raimundo Souza

Presidente do Detran anuncia novo edital do CNH Social com 5 mil vagas para 2026

Kevin Souza

Acre passa a integrar rota estratégica de ligação do Brasil com o Oceano Pacífico

Kevin Souza

Pecuária do Acre cresce 20% e movimenta R$ 181 milhões com ações do governo que impulsionam a economia rural

Redacao

Polícia Civil inicia capacitação de policiais para aperfeiçoar acolhimento a mulheres vítimas de violência

Governo do Acre confirma aumento para servidores e pagamento nesta semana; confira

Jamile Romano