Publicado em 22/04/2026
Em meio à paralisação de motoristas paralisaram e interrupção da circulação de ônibus na em Rio Branco nesta quarta-feira (22), a prefeitura da capital decretou situação de emergência no transporte público. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), no início da noite de quarta.
Com o decreto, que tem vigência de 60 dias, a prefeitura poderá intervir no sistema, através da Superintendência Municipal de Trânsito (RBTrans) e abrir espaço para que novas companhias assumam operações. A emergência poderá ser prorrogada por mais dois meses ao fim do prazo.
No documento, o município argumenta que a concessionária do sistema público Ricco Transportes não cumpriu com as obrigações de “executar as atividades com zelo, diligência e economia, utilizando a melhor técnica e obedecendo normas e padrões”.
Com a paralisação, justificada pelos trabalhadores como uma reivindicação a salários e encargos atrasados, a prefeitura afirma que a interrupção afeta o direito de ir e vir dos passageiros.
(G1)

