28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC acompanha cumprimento de lei que torna obrigatório exame criminológico para progressão da pena

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública, instaurou um procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar as providências a serem adotadas pelo Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (Iapen) para o cumprimento da Lei nº 14.843/2024.

A nova lei altera a Lei de Execução Penal (LEP) e torna obrigatória a realização de exame criminológico para a progressão da pena. O procedimento, assinado pelo promotor de Justiça Rodrigo Curti, considera a necessidade de garantir a efetividade da nova lei e de assegurar que os exames sejam realizados de forma adequada.

A Lei nº 14.843/2024 determina que o exame criminológico seja realizado para todos os presos que desejam progredir de regime, do fechado para o semiaberto e do semiaberto para o aberto. O exame deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar com a participação de psicólogo, psiquiatra e assistente social.

O objetivo do exame é avaliar o perfil criminológico do preso e verificar se ele apresenta risco de reincidência. As informações obtidas no exame serão utilizadas por uma comissão técnica de classificação nas unidades prisionais para definir o regime prisional adequado para cada preso.

Como parte do procedimento, o MPAC oficiou o Iapen requisitando, no prazo de 10 dias, informações sobre as providencias adotadas para implementar a comissão, bem como a apresentação do plano de ação e cronograma.

[MPE/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo divulga resultado preliminar dos pedidos de isenção de taxa do concurso público da Sesacre

Jamile Romano

Confira percurso da Cavalgada da Expoacre 2025 com trios elétricos e atrações musicais

Raimundo Souza

MPAC se manifesta favorável ao pedido de prisão preventiva de envolvidos na morte de jovem em Feijó

Jamile Romano

Com reforma do Arena da Floresta, Acre irá sediar jogos do sub-20 do Flamengo até setembro e do time principal durante Campeonato Carioca

Marcio Nunes

Bocalom, Márcio Bittar e Ulisses Araújo visitam atingidos pela cheia do Rio Acre no Parque de Exposições

Marcio Nunes

Boletim da seca – nível dos rios, qualidade do ar e previsão do tempo – 28 de setembro

Raimundo Souza