25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

MPAC acompanha cumprimento de lei que torna obrigatório exame criminológico para progressão da pena

Publicado em 26/04/2024

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública, instaurou um procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar as providências a serem adotadas pelo Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (Iapen) para o cumprimento da Lei nº 14.843/2024.

A nova lei altera a Lei de Execução Penal (LEP) e torna obrigatória a realização de exame criminológico para a progressão da pena. O procedimento, assinado pelo promotor de Justiça Rodrigo Curti, considera a necessidade de garantir a efetividade da nova lei e de assegurar que os exames sejam realizados de forma adequada.

A Lei nº 14.843/2024 determina que o exame criminológico seja realizado para todos os presos que desejam progredir de regime, do fechado para o semiaberto e do semiaberto para o aberto. O exame deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar com a participação de psicólogo, psiquiatra e assistente social.

O objetivo do exame é avaliar o perfil criminológico do preso e verificar se ele apresenta risco de reincidência. As informações obtidas no exame serão utilizadas por uma comissão técnica de classificação nas unidades prisionais para definir o regime prisional adequado para cada preso.

Como parte do procedimento, o MPAC oficiou o Iapen requisitando, no prazo de 10 dias, informações sobre as providencias adotadas para implementar a comissão, bem como a apresentação do plano de ação e cronograma.

[MPE/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Maior complexo hospitalar do estado, Fundhacre comemora progressos e planeja entrega de nova UTI nas próximas semanas

Raimundo Souza

Governo Federal declara situação de escassez hídrica em rio do Acre por conta da seca

Jamile Romano

Governador anuncia mutirão de cirurgia que vai atender 160 mulheres: ‘Diminuir o tempo de espera’

Marcio Nunes

Marina Silva defende criação de teto para exploração de petróleo

Jamile Romano

Casos de dengue no Acre mais que dobram em 2025, com três mortes confirmadas

Jamile Romano

Bolsonaro recorre de decisão que impediu viagem aos EUA

Marcio Nunes