24.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 6 de março de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Prefeitura cria grupo de trabalho para enfrentar falta de vagas na educação infantil em Rio Branco Texto reescrito:

Publicado em 06/03/2026

A Prefeitura de Rio Branco instituiu nesta sexta-feira, 6, um grupo de trabalho responsável por realizar um diagnóstico técnico e apresentar propostas para enfrentar a demanda reprimida por vagas na educação infantil do município. A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 168.

O decreto foi assinado pelo prefeito em exercício Alysson Bestene, do Progressistas, e determina a formação de uma equipe com representantes de diferentes setores da administração municipal para analisar a situação das vagas em creches e pré-escolas da capital acreana.

Entre as principais atribuições do grupo está o levantamento da demanda atual por vagas na educação infantil, além da avaliação da capacidade de atendimento das unidades da rede municipal e das instituições conveniadas.

O estudo também deverá apontar as regiões da cidade com maior déficit de vagas, a partir de um mapeamento territorial que relacione a oferta de atendimento e a procura por educação para crianças na primeira infância.

Com base nas informações coletadas, o grupo deverá apresentar estratégias para reduzir a falta de vagas, incluindo propostas de ampliação da oferta, possíveis convênios com instituições parceiras e reorganização da rede de ensino.

Ao final dos trabalhos, será elaborado um relatório técnico com dados, gráficos, análises e recomendações que deverão orientar as decisões da gestão municipal sobre a expansão da educação infantil.

O grupo será coordenado pela Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco e terá como presidente Elivan da Silva Dias. Também participam representantes da Secretaria Municipal de Finanças, da Procuradoria-Geral do Município, da assessoria jurídica da Educação e de departamentos da rede escolar.

De acordo com o decreto, a equipe terá prazo de 120 dias para concluir o levantamento e apresentar o relatório final. A vigência da norma permanecerá ativa até o encerramento das atividades do grupo de trabalho.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre conclui concretagem do viaduto do Complexo Viário da Avenida Ceará

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco garante tráfego nos ramais de inverno a verão

Jamile Romano

Vereador Zé Lopes propõe desconto no salário de colegas que atrasam sessões na Câmara de Rio Branco

Kevin Souza

TRE-AC tem resultado excepcional no eixo transparência do CNJ

Marcio Nunes

Presidência da República confirma convite ao prefeito Bocalom para agenda de Lula

Kevin Souza

Aleac encerra o ano legislativo com aprovação de projetos , incluindo homenagem ao ex-governador Flaviano Melo

Jamile Romano