25.3 C
Rio Branco
domingo, 15 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Saúde reforça alerta sobre Síndrome Alcoólica Fetal e prevenção de ISTs na segunda noite de folia em Rio Branco

Publicado em 15/02/2026

Prefeitura de Rio Branco reforçou ações educativas na tenda instalada no circuito da festa, chamando a atenção para um tema sério e ainda pouco discutido: a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).

A segunda noite do Carnaval Rio Branco, Folia, Tradição e Alegria foi marcada não apenas pela animação dos foliões, mas também por informação e cuidado com a saúde. A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçou ações educativas na tenda instalada no circuito da festa, chamando a atenção para um tema sério e ainda pouco discutido: a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).

SAF 2a NOITE SEMSA 7
Profissionais de saúde abordavam o público para um diálogo direto e esclarecedor sobre os riscos do consumo de bebida alcoólica durante a gestação (Foto: Átilas Moura/Secom)

Em meio à programação carnavalesca, profissionais de saúde abordaram o público para um diálogo direto e esclarecedor sobre os riscos do consumo de bebida alcoólica durante a gestação. A SAF é a forma mais grave dos Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal (TEAF) e provoca alterações físicas, neurológicas e comportamentais irreversíveis, causadas pela exposição do feto ao álcool. O alerta foi claro: a síndrome é totalmente evitável e, durante a gravidez, não existe dose segura de álcool.

De forma acessível, as equipes explicaram que o álcool atravessa a placenta e atinge diretamente o bebê em formação, interferindo principalmente no desenvolvimento do sistema nervoso central. Por isso, mesmo pequenas quantidades podem gerar consequências permanentes para a criança.

Além da conscientização sobre a SAF, a Secretaria Municipal de Saúde também intensificou a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Durante a ação, foram distribuídos preservativos masculinos e femininos, géis lubrificantes e autotestes de HIV, ampliando o acesso a insumos essenciais de prevenção e estimulando escolhas mais seguras durante o período de festa.

Semsa Carnaval 1a noite 1
“A festa reúne milhares de pessoas e, por isso, é um momento oportuno para levar informação e cuidado”, destacou Rennan Biths (Foto: Átilas Moura/Secom)

Para o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, o Carnaval é um espaço estratégico para promover saúde de forma próxima da população.

“A festa reúne milhares de pessoas e, por isso, é um momento oportuno para levar informação e cuidado. A SAF é totalmente evitável, e a nossa mensagem é clara: gravidez e álcool não combinam. Ao mesmo tempo, reforçamos a prevenção das ISTs, garantindo acesso a preservativos e autotestes”, destacou.

SAF 2a NOITE SEMSA 4
“Com apenas um gole, a mãe pode comprometer o desenvolvimento da criança por toda a vida”, alertou Rafaela (Foto: Átilas Moura/Secom)

A chefe da Divisão dos Ciclos de Vida, Rafaella Chagas, enfatizou a importância de ampliar o debate sobre o tema.

“O consumo de bebida alcoólica costuma ser visto como uma escolha individual, mas deixa de ser quando interfere em outra vida, que não pediu para ser gerada. Não existe quantidade mínima segura de álcool durante a gestação. Com apenas um gole, a mãe pode comprometer o desenvolvimento da criança por toda a vida”, alertou.

SAF 2a NOITE SEMSA 9
“A Síndrome Alcoólica Fetal provoca um conjunto de alterações no desenvolvimento da criança e é totalmente evitável”, afirmou Clever (Foto: Átilas Moura/Secom)

A ação também contou com a participação da sociedade civil. Clever Lima, membro da Família SAF Brasil, reforçou a importância da conscientização.

“A Síndrome Alcoólica Fetal provoca um conjunto de alterações no desenvolvimento da criança e é totalmente evitável. O que nós pedimos é que, durante a gravidez, a mulher não consuma bebida alcoólica, porque qualquer quantidade pode causar prejuízos permanentes ao bebê”, afirmou.

As ações fazem parte da política de promoção da saúdda Prefeitura de Rio Branco, que aposta na informação, na prevenção e no cuidado integral para proteger vidas antes mesmo do nascimento e garantir que a folia aconteça com mais consciência e responsabilidade.

(Assessoria)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Confira o que funciona e o que fecha no feriadão do Dia do Católico e do Evangélico em Rio Branco

Kevin Souza

Caso Wesley: advogada afirma que morte foi assassinato e não legítima defesa

Kevin Souza

Ataques dos EUA e captura de Maduro ultrapassam ‘linha inaceitável’, diz Lula

Raimundo Souza

MPAC visita arena do rodeio da Expoacre 2024 e emite recomendação para proteção dos animais

Raimundo Souza

Prefeitura faz últimos ajustes para abertura oficial do Natal na Praça da Revolução

Kevin Souza

Integridade pública: pilar essencial da boa governança

Raimundo Souza