A passividade dos candidatos aqui no Acre começou a ser quebrada e sabe-se lá no que irá resultar.

Os nossos candidatos a governador e a senador, no nosso Acre,  vinham caminhando de forma um tanto quanto pacífica, se publicamente, mas não nos bastidores, até porque, sobre a opção que MDB irá fazer, por sê-lo um partido com suas raízes ficadas no conjunto dos nossos eleitores e com bastante seguidores, continua sendo a namoradinha a ser conquistada pelos candidatos ao governo: Mailza Assis e Alan Rick. Neste particular, o também governadorável Tião Bocalon não tem perdido a oportunidade de paquerá-lo.

Para onde irá o MDB somente quando a imoral e anárquica janela partidária for fechada é que saberemos qual o seu posicionamento, mas de uma coisa tenhamos a absoluta certeza, o seu apoio será fundamentalmente para os candidatos que irão disputar o governo do nosso Estado, e ao que tudo nos leva a crer, Mailza Assis e Alan Rick sonham em tê-lo no seu palanque.

Nas basta apenas o fechamento da imoral janela partidária que ocorrerá no próximo mês de maio, para que as negociações e até os conchavos partidários tenham fim, até porque, isto só dará quando das convenções que cada partido ainda terá que realizar.

Em relação às disputas pelas duas vagas ao senado, caso se confirme o favoritismo da candidatura Gladson Cameli, apenas uma vaga, portanto para além de outras preocupações, os demais candidatos terão que avaliar o que a própria matemática poderá determinará, posto que, quase todos eles são potencialmente competitivos.

Eu, particularmente, quando disputei uma vaga do senado nas eleições de 2002 fui amargamente surpreendido com a minha derrota. Registro: ao longo daquela campanha eleitoral a candidata Marina Silva, e em todas as pesquisas, sempre aparecia na lanterna.

Como nas eleições deste ano, seja para o governo do nosso Estado seja na disputa pelas duas vagas do senado, como são muitos os candidatos, sobretudo entre os que as disputarão, e se uma delas parece está reservada para o candidato Gladson Cameli, a conquista da 2ª vaga não parece favorecer nenhum dos outros candidatos.

Em relação ao governo do nosso estado, para além das candidaturas Mailza Assis, Alan Rick, e Tião Boalon, ainda disporemos da candidatura Thor Dantas, um cidadão nota 10 e um médico merecedor de igual nota.

De resto, espero que o radicalismo político que tomou conta do nosso país não adentre as fronteiras do nosso Estado e àqueles que vierem se eleger venha com o propósito de manter a nossa paz política e social.

Nada de encrencas!