25.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo assina contrato e autoriza início da 6ª ponte do Arco Viário de Rio Branco

Publicado em 12/02/2026

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), assina na quinta-feira, 12, contrato no valor de R$ 73,7 milhões e emite a ordem de serviço para mobilização do canteiro de obras e elaboração do projeto executivo da 6ª ponte do Arco Viário de Rio Branco. A solenidade será realizada na Estrada do Quixadá, Km 1, na entrada do Arco Viário, ao lado do canteiro de obras. A empresa vencedora do processo licitatório é a Construtora Cidade.

Assinatura de contrato marca início da implantação da 6ª ponte do Arco Viário. Foto: Ascom/Deracre

A ponte será construída sobre o Rio Acre, ligando o bairro Belo Jardim à região do Quixadá. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, afirmou que o cronograma foi organizado para garantir início no período mais adequado para a execução. “Estamos cumprindo as etapas previstas para que os trabalhos comecem no verão, quando as condições climáticas favorecem o andamento da obra. A ordem de serviço marca o início dessa nova fase”, declarou.

Com a formalização, a empresa iniciará a instalação do canteiro e o detalhamento técnico da estrutura. O prazo contratual para execução da ponte é de 24 meses, com previsão de início dos trabalhos no verão, durante o período de estiagem.

Sexta ponte do Arco Viário integra Lote 3 e amplia reorganização do tráfego urbano. Foto: Ascom/Deracre

A sexta ponte terá 326,40 metros de extensão e 19,30 metros de largura. O projeto prevê duas pistas de rolamento para veículos leves e pesados e passarelas para pedestres nos dois lados, criando uma nova travessia sobre o Rio Acre e ampliando a integração viária da capital.

Arco Viário de Rio Branco

O Arco Viário de Rio Branco já alcançou 30% de execução e representa um dos maiores investimentos em mobilidade urbana da capital, com valor total que ultrapassa R$ 101 milhões, provenientes de operação de crédito e de emenda parlamentar. O investimento contempla a pavimentação da via e a construção da sexta ponte sobre o Rio Acre. Mesmo durante o período de inverno, os serviços mantiveram ritmo de execução. Segundo a presidente do Deracre, as condições climáticas registradas em parte do período permitiram o avanço das frentes de trabalho.

Presidente do Deracre, Sula Ximenes, acredita que até o fim do verão do verão de 2027 a pavimentação deve estar concluída. Foto: José Caminha/Secom

“Mesmo durante o período de inverno, conseguimos manter o avanço da obra, já que não houve chuvas tão intensas. A previsão é concluir a etapa de pavimentação até o fim do verão seguinte”, destaca.

Além do impacto direto na mobilidade urbana, a obra também contribui para a geração de postos de trabalho e renda. Nesta etapa, cerca de 75 postos de trabalho diretos estão sendo gerados, além dos indiretos.

A nova via foi projetada majoritariamente para cruzar propriedades rurais e áreas de pastagem, sobrepondo-se, em alguns trechos, a estradas vicinais. Com isso, o projeto amplia a trafegabilidade e fortalece o escoamento da produção rural, conectando diferentes regiões de Rio Branco.

O projeto do Arco Viário está dividido em quatro lotes:
•Lote 1: BR-364, da Vila Custódio Freire até a rodovia AC-10;
•Lote 2: Entroncamento da rodovia AC-10 até a Estrada do Quixadá;
•Lote 3: Entroncamento da Estrada do Quixadá até a sexta ponte;
•Lote 4: Da sexta ponte até a BR-364.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Membros da governança reforçam importância da participação social na construção das políticas ambientais do Sisa

Raimundo Souza

Seca severa: sem registro de chuvas, nível do Rio Acre volta a baixar

Jamile Romano

Acre fortalece protagonismo ambiental e assume vice-presidência do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal

Marcio Nunes

Nos 48 anos de Plácido de Castro, Estado leva Juntos Pelo Acre e reforça parceria com a população

Raimundo Souza

Governo do Acre veta projeto que estabelecia critérios para implantação de Centros POP

Kevin Souza

Com elevação do Rio Juruá, Corpo de Bombeiros Militar do Acre monta Sala de Situação de Incidentes em Cruzeiro do Sul

Jamile Romano