Publicado em 11/02/2026
Mais de 60 idosas participaram, na manhã desta quarta-feira (11), de uma animada festa de Carnaval promovida na Unidade de Saúde Barral y Barral. O encontro reuniu integrantes de um grupo que atua há mais de cinco anos no local, com atividades físicas realizadas duas vezes por semana, além de passeios e confraternizações ao longo do ano.
Com direito a fantasias, música e café da manhã compartilhado, o bloquinho reforçou não apenas o espírito carnavalesco, mas também os laços de amizade construídos entre as participantes.
Maria Amélia, integrante do grupo, destacou a importância dos encontros na rotina das idosas. “Eu me sinto muito bem, feliz. É como se fosse uma família. A gente se encontra duas vezes por semana para fazer atividade física. O melhor é que você está se cuidando, praticando esporte, se sentindo bem e voltando para casa linda e maravilhosa”, contou.
Para Valdenora Teixeira, além da diversão, o projeto representa qualidade de vida. “A gente precisa de atividade física. Saúde vem em primeiro lugar. Hoje é o nosso carnaval, nosso bloquinho, com café compartilhado. É um espaço de lazer. Quando surge ideia para Carnaval, Semana Santa ou passeio, nós estamos dentro”, afirmou.
As participantes também relatam melhorias significativas na saúde após aderirem às atividades. Fátima Henrique, de 72 anos, contou que recebeu orientação médica destacando os benefícios dos exercícios. “Eu fiz um cateterismo e não sentia nada. A médica disse que eu não tive um infarto ainda por causa dos exercícios”, relatou.
O professor Fabiano Rodrigues, responsável pelas aulas, ressaltou o entusiasmo do grupo, carinhosamente chamado por ele de “Fabianetes do Barral y Barral”. “Elas transmitem energia e contagiam todo mundo que vem buscar atividade física. Aqui é sempre alto astral. A idade cronológica é uma, mas a biológica é outra — de meninas de 20, 25 anos”, brincou.
A celebração mostrou que o Carnaval também pode ser sinônimo de saúde, integração e bem-estar na terceira idade.


