27.3 C
Rio Branco
domingo, 8 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Comitiva russa faz visita guiada à Casa do Artesanato Acreano

Publicado em 08/02/2026

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e empreendedorismo (Sete), realizou neste sábado, 7, uma visita guiada com a comitiva russa  à Casa do Artesanato Acreano.

O objetivo era apresentar um pouco da identidade cultural, histórica e econômica do Estado. A ação integra uma agenda oficial do governo do Acre voltada à promoção do turismo, do comércio exterior e das potencialidades locais.

Membro do Conselho Superior da Comitiva, Sergey Perepetchaev admira o artesanato exposto na Casa. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

A comitiva está no Acre com o objetivo de dialogar com empresários e com o governo do Estado sobre parcerias e futuros investimentos nas áreas da bioeconomia, agronegócio, logística, sustentabilidade, turismo e inovação, alinhando desenvolvimento econômico à preservação ambiental.

Na sexta-feira, 6, a Sete e representantes do trade turístico (empresários e profissionais do setor), apresentaram atrativos turísticos do Acre como o Rio Crôa, Parque Nacional da Serra do Divisor, etno vivências e sítios arqueológicos geoglifos para a comitiva empresarial da Rússia.

Imersão à cultura acreana

Na Casa do Artesanato Acreano, a comitiva pode conhecer trabalhos artesanais sustentáveis com o reaproveitamento de madeira de manejo, peças em sementes e borracha, cestarias, marchetaria e arte indígena.  Além de poder adquirir outros souvenires e degustar cachaças de açaí, cupuaçu e doces regionais.

Casa do Artesanato está localizada na Gameleira, no espaço da antiga Galeria de Arte Juvenal Antunes. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Reinaugurada em 24 de outubro de 2024, a Casa do Artesanato está localizada na Gameleira, no espaço da antiga Galeria de Arte Juvenal Antunes, e é um dos pontos turísticos mais visitados de Rio Branco. Atualmente, mais de 130 artesãos de todas as regionais do Acre expõem peças na Casa.

Segundo a coordenação do espaço, o local abriga peças de artesãos de diversas regiões do estado, disponíveis para comercialização exclusivamente por profissionais credenciados com a Carteira Nacional do Artesão, emitida pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

A Coordenadora da casa, Risoleta de Queiroz, deu mais informações sobre o lugar. “O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos finais de semana, das 13h às 17h. Recebemos muitas visitas de turistas e pessoas de fora, disse”.

À esquerda, a coordenadora da casa, Risoleta de Queiroz, à direita, o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo, Gilberto Ramos. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Risoleta também comentou sobre a oportunidade de receber a comitiva no ambiente. “Agora temos a satisfação de acolher essa comitiva russa, que veio conhecer nossos potenciais e nossa identidade cultural. Esperamos que levem um pouco do nosso artesanato e mostrem em seu país o quanto ele é rico”, destacou.

Turismo e comércio

A secretária adjunta de Estado de Turismo e Empreendedorismo, Núbia Musis, que também esteve presente, ressaltou a importância da visita para fortalecer a integração entre turismo e comércio exterior. “Eles vieram com uma pauta de comércio, mas o turismo também entra nesse diálogo. Já apresentamos nossas ações nas regiões do Juruá, em Rio Branco e na Rota do Pacífico”.

“Trazer a comitiva para a Casa do Artesanato é uma forma de mostrar a beleza da nossa arte e ampliar o alcance cultural do Acre para outros continentes”, disse a secretária adjunta, Núbia Musis. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Para Núbia, essa é uma oportunidade para mostrar um pouco mais da beleza e cultura do Estado para o exterior. “Trazer a comitiva para a Casa do Artesanato é uma forma de mostrar a beleza da nossa arte e ampliar o alcance cultural do Acre para outros continentes, como Ásia e Europa”, afirmou.

De acordo com o coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros, a visita é resultado de um trabalho iniciado em novembro, durante missão oficial do governo do Acre à Rússia. “Fomos a Moscou para divulgar o estado e atrair investimentos, especialmente na área de fertilizantes. Durante as agendas, surgiu o interesse em conhecer também o turismo e a cultura. Hoje, coroamos esse trabalho com a apresentação do artesanato acreano, que tem encantado a todos”, explicou.

À esquerda, a cordenadora da casa, Roselita de Queiroz. À direita, o coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros. Foto: Dharcules Pinheiro/Secom

Membro do conselho superior da comitiva, Sergey Perepetchaev destacou o impacto da experiência. “Fiquei muito impressionado. Nunca tinha visto um artesanato tão rico e detalhado. As peças feitas à mão, especialmente em madeira, chamaram muito minha atenção. É uma arte muito bonita e cheia de significado”, afirmou.

“É uma arte muito bonita e cheia de significado”, afirmou o membro do Conselho Superior da Comitiva, Sergey Perepetchaev. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

A visita reforça o papel da Casa do Artesanato como vitrine da cultura acreana e espaço estratégico na promoção do estado em âmbito nacional e internacional.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sebrae leva comissão acreana a evento de inovação do país

Redacao

Prefeitura de Rio Branco inicia “Operação Semana Zero” para garantir abastecimento de água a comunidades rurais durante período de seca

Jamile Romano

Polícia Militar coleciona histórias positivas com policiamento comunitário na Cidade do Povo

Raimundo Souza

Escola de Gastronomia abre 30 vagas para oficina de doces e salgados de milho

Jamile Romano

FPM: municípios do Acre recebem, nesta quarta-feira , mais de R$ 12 milhões

Jamile Romano

Acre reforça efetivo com a formatura de novos soldados do Corpo de Bombeiros

Raimundo Souza