32.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 7 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Com participação do Acre, 6º Seminário Nacional de Trabalho no Sistema Penal é finalizado

Atualizada em 19/04/2024 18:22

O 6º Seminário Nacional de Trabalho no Sistema Penal, que reuniu representantes do Sistema Prisional de todo o Brasil iniciou na terça-feira, 16, e finalizou nesta sexta-feira, 19, em Brasília. O diretor de Reintegração Social do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), André Vinício, e o chefe do Departamento de Ensino e Produção Sustentável, Luiz da Matta, participaram do evento organizado pela Coordenação Nacional de Trabalho (Conat) e Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

O Seminário Nacional de Trabalho no Sistema Penal é um evento que reúne especialistas, profissionais da área e interessados na temática da ressocialização, por meio do trabalho de indivíduos que passaram pelo sistema penal, e tem como objetivo promover discussões aprofundadas sobre a importância do trabalho na reinserção social e na redução da reincidência criminal.

Segundo André Vinício, com a troca de experiências e com uma visão do âmbito nacional do que é feito em todas os estabelecimentos penais do Brasil, o seminário veio para somar, no intuito de trazer o que tem dado certo em outros estados para o Acre. “Eu estou saindo daqui cheio de expectativas para avançar ainda mais nas políticas de trabalhos em ambiente prisional, nas produções dos serviços já oferecidos e aos que ainda estão por vir após o seminário, sempre pensando na ressocialização e na reintegração dos privados de liberdade”, ressaltou o diretor de Reintegração Social.

Durante o evento, foram abordados temas como os desafios enfrentados pelos egressos do sistema penal ao buscar oportunidades de trabalho, as boas práticas de empresas que empregam ex-detentos, políticas públicas voltadas para a reinserção social, dentre outros assuntos relevantes para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Uma oportunidade única para ampliar o debate sobre a ressocialização no sistema penal e  fortalecer iniciativas que visam transformar vidas por meio do trabalho digno e da reintegração social.

[Agência de Notícias]

Artigos Relacionados

Rio Acre volta a ultrapassar 8 metros em Rio Branco após fortes chuvas

Jamile Romano

Governador cria Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, reforçando compromisso com esporte no Acre

Marcio Nunes

Com palestra de orientações sobre o Simples Nacional, Sebrae, Sefaz e entidades alertam para o prazo de regularização e adesão

Marcio Nunes

Prefeito de Rio Branco sanciona lei que cria protocolo de prevenção à violência contra mulher em estabelecimentos

Jamile Romano

Aleac aprova contas do Poder Executivo referentes ao exercício de 2019

Marcio Nunes

Marcus Alexandre reúne multidão durante agenda na Cidade do Povo: “O povo vai voltar à Prefeitura”

Raimundo Souza