29.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 26 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Doadoras de leite materno passam a ter isenção em taxas de concursos e vestibulares no Acre

Publicado em 26/01/2026

Mulheres que doam leite materno no Acre passam a ter direito à isenção das taxas de inscrição em concursos públicos estaduais e processos seletivos, incluindo vestibulares promovidos pelo Estado. O benefício foi instituído por meio de uma lei sancionada nesta segunda-feira (26) pelo governador Gladson Cameli.

A nova legislação amplia os critérios já existentes e garante o benefício às candidatas que comprovarem a realização de, no mínimo, três doações de leite materno nos 12 meses anteriores à publicação do edital do concurso ou processo seletivo. A comprovação deverá ser feita por meio de documentação emitida por bancos de leite humano em funcionamento regular, conforme as regras estabelecidas em cada edital.

A medida altera uma lei estadual de 2015, que previa isenção de taxas para públicos específicos, e passa a reconhecer formalmente o papel social desempenhado pelas doadoras de leite humano, fundamental para a alimentação e recuperação de recém-nascidos, especialmente os prematuros.

Para coibir irregularidades, a norma estabelece que a apresentação de informações ou documentos falsos para obtenção do benefício poderá resultar em sanções administrativas, civis e penais, além do cancelamento da inscrição e exclusão do certame.

A lei já está em vigor e é de autoria do deputado estadual Adailton Cruz, reforçando as políticas públicas de incentivo à doação de leite humano no estado.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bocalom recebe membros de motoclube e reafirma apoio a evento regional

Marcio Nunes

Governo destinou R$ 41 milhões à cultura por meio da Fundação Elias Mansour em 2024

Marcio Nunes

Durante as noites de carnaval Estado do Acre registrou 45 ocorrências, aponta Polícia Militar

Jamile Romano

“O X da Questão” de domingo, 7, analisou a Independência, o Movimento Pró-Anistia e o Impacto Social do Judô

Raimundo Souza

Prefeitura esclarece requisitos que devem ser seguidos para recebimento de benefícios do Programa Recomeço

O Rio Branco

Suspeitos de matar sobrinho-neto da ministra Marina Silva viram réus em processo no AC

Jamile Romano