Publicado em 25/01/2026
Ato reuniu milhares de pessoas em Brasília
Local foi ponto de encontro de manifestantes que acompanhavam um ato do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG)
Por João Rosa, Lucas Negrisoli, Rayllan Oliveira | Itatiaia
Um vídeo mostra o momento em que um raio atingiu a Praça do Cruzeiro, em Brasília, na tarde deste domingo (25). O local foi ponto de encontro de manifestantes que acompanhavam um ato do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Ao todo, segundo o Corpo de Bombeiros, 30 pessoas ficaram feridas por causa da queda do raio, sendo oito em estado médio ou grave.
As imagens mostram manifestantes com capas e guarda-chuvas durante o temporal que atingiu a capital federal. Enquanto aguardavam a chegada do parlamentar, a descarga elétrica atingiu a área. Nas imagens, também é possível ver um manifestante caído no chão, atrás do gradil, logo após a queda do raio.
Veja o momento em que raio atinge apoiadores de Nikolas Ferreira durante manifestação em Brasília
📲 Leia mais em https://t.co/ze8WN7tHaV
📹 Imagens cedidas à Itatiaia/João Paulo Biage (Jornal O Povo) pic.twitter.com/88yUDl8Aoj— Itatiaia (@itatiaia) January 25, 2026
“A Corporação atuou de forma imediata, empregando 25 viaturas, sendo 10 (dez) Unidades de Resgate (URs), para o pronto atendimento às pessoas atingidas. As equipes realizaram a triagem, o suporte pré-hospitalar e o transporte das vítimas, conforme os protocolos operacionais”, informou os bombeiros, em nota.
Assistência médica
Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF) informou que onze pacientes atingidos pelo raio foram encaminhados ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Não houve registro de óbitos.
“Em conformidade com a legislação vigente sobre o sigilo do prontuário médico, a Secretaria não fornece informações individualizadas sobre pacientes atendidos na rede pública de saúde. Dados relativos a tratamentos, consultas, procedimentos cirúrgicos, óbitos ou alta clínica integram o prontuário médico e são protegidos contra divulgação”, destacou em nota.
Caminhada
A caminhada do deputado Nikolas Ferreira começou na última segunda-feira (19), no município de Paracatu, no Noroeste de Minas. De acordo com o parlamentar, o objetivo do ato é protestar contra decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
Nikolas também questiona decisões da Suprema Corte contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022 e atualmente preso no Complexo da Papuda, em Brasília.
O ato, amplamente divulgado nas redes sociais, também contou com a adesão de outros membros do Congresso, apoiadores de Bolsonaro e eleitores de direita.
Veja a nota dos Bombeiros
“O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) informa que, por volta das 12h50, foi acionado para atendimento a múltiplas vítimas em decorrência de uma descarga atmosférica (raio) na Praça do Cruzeiro, em Brasília.
A Corporação atuou de forma imediata, empregando 25 viaturas, sendo 10 (dez) Unidades de Resgate (URs), para o pronto atendimento às pessoas atingidas.
As equipes realizaram a triagem, o suporte pré-hospitalar e o transporte das vítimas, conforme os protocolos operacionais.

