23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 26 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Rio Acre sai da cota de alerta na capital e maioria dos rios acreanos apresenta vazante, aponta boletim da Defesa Civil do Estado

Publicado em 25/01/2026

O governo do Acre, por meio da Defesa Civil Estadual e com dados da Agência Nacional de Águas (ANA), divulgou na manhã deste domingo, 25, o boletim atualizado do nível dos rios no estado. O monitoramento aponta um cenário de estabilidade, com destaque para a capital, Rio Branco, que saiu da cota de alerta após uma redução significativa no nível do Rio Acre.

Em Rio Branco, o Rio Acre registrou vazante nas últimas 24 horas, com uma queda de 1,03 metro. O manancial, que estava em 13,92 m, agora marca 12,89, ficando abaixo da cota de alerta, que é de 13,50 m.

Outros municípios da bacia também apresentam recuo. Em Capixaba, o Rio Acre baixou 1,43 m, atingindo a marca de 7,29 m.

No alto Acre, também foi registrado redução. Em Assis Brasil, o nível do Rio  apresentou queda de 57 cm, estando com 3,75 m. Já Brasileia e Epitaciolândia o nível recuou para 3,84 m (queda de 25 cm). Em Xapuri, o  rio apresentou estabilidade, mantendo-se em 8,01 m.

O Riozinho do Rola que é um afluente importante na capital, baixou 72 cm, chegando a 10,16 m.

Vale do Juruá e Envira

Na região do Juruá, o monitoramento indica uma melhora gradual. Em Cruzeiro do Sul, o rio está a apenas 1 cm de sair da cota de alerta (11,80 m), marcando 11,81 m após uma vazante de 6 cm.

Já nas bacias do Tarauacá e Envira, o cenário é de queda significativa. Em Tarauacá o nível caiu 65 cm, situando-se em 7,47 m. O Rio Envira, em Feijó, registrou vazante de 23 cm, marcando em 4,82 m.

Monitoramento e Alerta

Embora a tendência geral seja de vazante, a Defesa Civil mantém o alerta para pontos específicos que apresentaram elevação lenta.

Na Bacia do Purus, em Sena Madureira, o Rio Iaco subiu 60 cm (13,14 m) e em Manoel Urbano, o Rio Purus subiu 43 cm (11,17 m).

No município de Plácido de Castro, o Rio Abunã registra 11,88 m e se aproxima da cota de alerta, estipulada em 12,00 m.

A Defesa Civil Estadual reforça que o monitoramento é contínuo e, até o momento, não há indicativos de novos agravamentos nas áreas que já apresentam vazante.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bocalom envia a câmara dois pedidos de empréstimo que somados chegam a R$ 240 milhões

Marcio Nunes

Governo inicia mutirão de cirurgias oncológicas para combater câncer de pele e reduzir filas de espera

Raimundo Souza

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9

Kevin Souza

Sebrae e Sistema OCB/AC firmam cooperação técnica para fortalecer cooperativismo no Acre

Jamile Romano

Deputada Socorro Neri participa de missão oficial na Universidade de Stanford para fortalecer políticas educacionais no Brasil

Marcio Nunes

Márcio Bittar anuncia caminhada de 200 km em defesa da anistia aos envolvidos no 8 de janeiro

Kevin Souza