32.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Animais silvestres reabilitados retornam ao Horto Florestal de Rio Branco após atendimento especializado

Publicado em 24/01/2026

Nesta Semana o Horto Florestal foi palco de Soltura de Animais Silvestres ao seu habitat natural

O Horto Florestal de Rio Branco, administrado pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi palco da soltura de animais silvestres reabilitados nesta semana.

Foto de agentes do Ibama fazendo a soltura de animais
O Horto Florestal foi palco da soltura de animais silvestres nessa semana. (Foto: Secom)

Os animais haviam sido identificados anteriormente pela equipe do Horto em situação de debilidade. Seguindo o protocolo adotado pelo Município, o Corpo de Bombeiros Militar do Acre foi acionado para realizar a captura com segurança e encaminhar os animais ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (Cetas), onde receberam atendimento veterinário, cuidados clínicos e acompanhamento técnico até a completa reabilitação.

Foto de uma coruja voltabdo ao seu habitat natural
Após avaliação criteriosa da equipe especializada, os animais receberam alta e puderam retornar ao seu habitat natural. (Foto: Secom)

Após avaliação criteriosa da equipe especializada, os animais receberam alta e puderam retornar ao seu habitat natural. Entre as espécies reintroduzidas no Horto Florestal estão a coruja-preta, a mãe-da-lua-gigante, a coruja-buraqueira e a coruja-do-mato.

Foto da soltura dos animais
Entre as espécies reintroduzidas no Horto Florestal estão a coruja-preta, a mãe-da-lua-gigante, a coruja-buraqueira e a coruja-do-mato. (Foto: Secom)

De acordo com a bióloga e responsável pelo Cetas, Elaine Oliveira, a soltura foi realizada no fim do dia desta última quarta-feira (21), considerando os hábitos de vida dessas espécies, que são predominantemente noturnas e têm suas atividades concentradas no período da noite. A profissional também ressaltou a importância do Horto Florestal como um espaço estratégico para a preservação da fauna silvestre e para a manutenção do equilíbrio ambiental em área urbana.

Foto de Coruja
A Prefeitura de Rio Branco reforça que, ao avistar animais silvestres em situação anormal, a população não deve tentar capturá-los ou manipulá-los. (Foto: Secom)

A Prefeitura de Rio Branco reforça que, ao avistar animais silvestres em situação anormal, a população não deve tentar capturá-los ou manipulá-los. A orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, garantindo a segurança das pessoas e o bem-estar dos animais.

Foto de coruja retornando ao seu habitat natural
O Horto Florestal de Rio Branco segue sendo um espaço seguro, de proteção ambiental e convivência harmoniosa. (Foto: Secom)

O Horto Florestal de Rio Branco segue sendo um espaço seguro, de proteção ambiental e convivência harmoniosa entre a população e a fauna silvestre.

(Assessoria)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

DPE ajuíza ação civil pública contra prática abusiva de descontos em benefícios previdenciários no Acre

Jamile Romano

Confira a programação do Carnaval da Família desta segunda-feira

Jamile Romano

A batalha do ‘teto’: pesquisa revela a diferença entre Flávio Bolsonaro e Tarcísio

Raimundo Souza

Prefeitura discute emendas na saúde de Rio Branco e destaca crescimento de investimentos

Marcio Nunes

Rio Acre volta a subir e atinge 5,29 metros nesta quarta-feira

Redacao

Começa nesta segunda a 16ª COP da Biodiversidade na Colômbia

Raimundo Souza