25.3 C
Rio Branco
domingo, 18 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeralPolicial

Polícia Civil do Acre apreende carga de sebo bovino avaliada em R$ 200 mil e prende suspeito por receptação e uso de documento falso

Publicado em 18/01/2026

Câmeras de segurança flagram o momento em que a carga sai da empresa. As investigações seguem para averiguar se há funcionários envolvidos. Foto: reprodução

A Polícia Civil do Acre (PCAC) apreendeu em flagrante, na  sábado, 17, uma carga de sebo bovino avaliada em aproximadamente R$ 200 mil, que vinha sendo desviada de uma empresa localizada no município de Senador Guiomard.

De acordo com as investigações, ainda na sexta-feira, 16, foi constatado que uma carga superior a 40 toneladas de sebo bovino havia saído da empresa sem o consentimento dos proprietários. O produto é amplamente utilizado em diversos setores, como na indústria alimentícia para produção de ração e biodiesel, no segmento de cosméticos para fabricação de hidratantes e sabonetes, além da indústria química, na fabricação de lubrificantes e vernizes.

A equipe de investigação foi informada de que, na manhã deste sábado, o caminhão que transportava a carga havia sido avistado estacionado na região da Vila Acre, em Rio Branco. Os policiais civis se deslocaram até o local e realizaram a abordagem. Durante a ação, o motorista informou que havia sido contratado por um terceiro para realizar o transporte da mercadoria e que aguardava a emissão da nota fiscal do produto, que teria como destino os estados de Rondônia e Goiás.

O caminhoneiro foi conduzido à delegacia-geral de Senador Guiomard para prestar esclarecimentos e o proprietário da empresa prestou depoimento a autoridade policial. No momento em que ele era ouvido, o suposto contratante compareceu em Senador Guiomard e foi detido pela equipe policial, ao apresentar uma nota fiscal do sebo bovino, os oficiais de polícia, após realizar uma análise técnica, identificaram que o documento era falso.

Diante da situação, o homem foi preso em flagrante pelos crimes de receptação de produto furtado e uso de documento falso. A carga foi apreendida e será restituída à empresa proprietária.

Segundo o delegado Rômulo Barros, a ação reforça a eficiência do trabalho investigativo da Polícia Civil. “Essa ação demonstra a eficiência do trabalho investigativo da Polícia Civil, que agiu de forma rápida e integrada para impedir que uma carga de alto valor, desviada de forma criminosa, fosse comercializada de maneira irregular. Identificamos não apenas o desvio do produto, mas também a tentativa de legalização da carga por meio de documento falso. Seguiremos com as investigações para responsabilizar todos os envolvidos”, destacou.

No momento da prisão, a operação contou com o apoio do Grupo Especial de Operações em Fronteiras (Gefron). As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos no esquema criminoso.

[Assessoria PC/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governador Gladson Cameli prestigia fórum participativo de fortalecimento de políticas ambientais e climáticas

Marcio Nunes

Morador da Reserva Chico Mendes oferece degustação de café no estande do governo do Acre na Expo Abav, em Brasília

Raimundo Souza

O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) comunica atrasos nas atividades da ETA I; previsão de retomada ainda não foi estabelecida

Raimundo Souza

Boletim da seca – nível dos rios, qualidade do ar e previsão do tempo – 21 de outubro

Jamile Romano

Acre atrai interesse de grupo empresarial mineiro com incentivos fiscais e estrutura logística do Estado

Marcio Nunes

Epitaciolândia: Delegado Sérgio Lopes é reeleito com58,33% dos votos

Raimundo Souza