26.3 C
Rio Branco
sábado, 17 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Cela de Bolsonaro na Papudinha é quase 10 vezes maior que área mínima fixada em lei

Publicado em 17/01/2026
  • Ex-presidente foi transferido para local com 64,83 m²

  • Espaço, que comportaria até quatro pessoas, tem cozinha, lavanderia e parte externa

Arthur Guimarães de Oliveira | Folha de São Paulo
São Paulo

Com 64,83 m², a cela na unidade da Papudinha para a qual o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi transferido tem área total quase dez vezes superior ao mínimo previsto na Lei de Execução Penal e bem acima dos padrões internacionais mínimos.

Condenado a 27 anos e três meses de prisão por liderar uma trama golpista para se manter no poder após as eleições de 2022, Bolsonaro estava preso até quinta-feira (15) em uma sala individual na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou a transferência dele para uma sala de Estado-Maior localizada no 19º Batalhão da Polícia Militar, junto ao Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília —local conhecido como Papudinha.

Proximidades do complexo da Papuda, em Brasília – Gabriela Biló /Folhapress

De acordo com a decisão, a unidade possui uma área total de 64,83 m², sendo 54,76 m² cobertos e 10,07 m² externos. A infraestrutura tem ambientes como banheiro, cozinha, lavanderia, quarto, sala e área externa.

As acomodações incluem cozinha, que permite o preparo e o armazenamento de alimentos, banheiro com chuveiro e água quente, geladeira, armários, cama de casal e televisão. O local ainda comporta a instalação de equipamentos de ginástica, como esteira e bicicleta.

A legislação brasileira é mais econômica. Exige que o espaço contenha ao menos um dormitório, um aparelho sanitário e um lavatório. Também é preciso garantir condições como ventilação, exposição ao sol e temperatura adequada. A área mínima é de 6 m².

O Comitê Europeu para a Prevenção da Tortura também fala em cerca de 6 m² de espaço, sem contar instalação sanitária, enquanto o Comitê Internacional da Cruz Vermelha recomenda aproximadamente 5,4 m² para uma cela individual.

De acordo com a Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), no sistema federal, o tamanho médio das celas individuais, ou seja, com apenas uma pessoa privada de liberdade, é aproximadamente este: 6 m².

Mas, para efeito de comparação, um relatório de 2024 do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, trouxe dados de visita ao bloco de segurança máxima da Papuda.

Nesse setor, as celas são projetadas para duas pessoas. No dia da inspeção, entretanto, abrigavam de 8 a 10 detentos. Não havia nenhuma luminosidade natural e pouca ventilação. Existia apenas um espaço ao lado para banho de sol, porém o acesso precisava ser franqueado por policiais.

As equipes identificaram um ambiente abafado, com mofo nas paredes e nas roupas de cama. O banheiro não garantia privacidade. Em algumas celas, não havia nem possibilidade de colocar uma lâmpada.

Com espaço amplo, a unidade prisional onde o ex-presidente Bolsonaro agora está preso tem a capacidade para até quatro pessoas, mas será utilizada somente pelo ex-presidente, que ficará isolado dos demais presos do complexo.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Vice-governadora Mailza Assis: “Rio Branco, 142 anos de história e orgulho para os acreanos”

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco recebe representantes da Semulher para reforçarem políticas públicas

Marcio Nunes

Táticas de viralização e convites em série a influencers na CPI das Bets desgastam imagem da comissão, dizem especialistas

Raimundo Souza

Deracre avança com asfaltamento de 59 km da rodovia Transacreana em Rio Branco

Raimundo Souza

UFAC lança edital com 1.220 vagas para cursos de graduação em 2026

Kevin Souza

Torcedores de Cruzeiro do Sul viajam ao Peru para acompanhar final da Libertadores

Redacao